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quinta-feira, abril 18, 2024
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Campanha McDia Feliz 2011 para transformar Big Mac em sorrisos

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Campanha McDia Feliz 2011 para transformar Big Mac em sorrisos

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McDia Feliz deste ano será realizado no dia 27 de agosto. Em Santa Catarina arrecadação será destinada para duas casas de apoio para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer

Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. O evento, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, foi lançado nacionalmente no início do mês, marcando o início das vendas dos tíquetes antecipados de Big Mac que, no dia 27 de agosto, poderão ser trocados pelo sanduíche nos restaurantes McDonald’s de todo o país.

Além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos, a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.

Esta será a 23ª edição da campanha que, anualmente, beneficia mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Este ano, 73 projetos de 59 instituições de todo o país receberão recursos da campanha. Desde o primeiro McDia Feliz, em 1988, mais de 100 instituições de todo o país já foram apoiadas com a arrecadação de mais de R$ 114 milhões.

“Os recursos obtidos por meio do McDia Feliz têm ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Se há 30 anos as chances de uma criança com câncer ser curada eram de 15%, hoje este índice pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Só que ainda há um longo caminho a percorrer e todos nós podemos colaborar e ajudar a devolver o sorriso a milhares de crianças e adolescentes”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Ao longo dos últimos 22 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer.

Ações em Santa Catarina

Em Santa Catarina duas instituições são beneficiadas com a campanha: a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão – AVOS, em Florianópolis e o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria em Joinville.

Em Florianópolis os recursos serão destinados à construção da Casa de Apoio Vovó Gertrudes, que deve ser entregue à população até o primeiro trimestre de 2012.

A nova casa será ampliada e possibilitará o aumento na capacidade de atendimento de 30 para 60 pessoas por dia. Serão mais de mil metros quadrados de infraestrutura para melhor atender àqueles que necessitam de amparo longe de sua moradia. “Atualmente, a Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único local gratuito disponível para a acomodação de pacientes de fora da Grande Florianópolis em tratamento contra o câncer no hospital. O fluxo de pessoas encaminhadas para a casa hoje é maior do que a capacidade do abrigo e há muitos anos a AVOS luta pela construção de uma nova casa”, afirma a coordenadora da instituição Maria Gertrudes da Luz Gomes.

O empreendimento está sendo concretizado graças às arrecadações da campanha McDia Feliz desde 2006 e demais ações sociais realizadas pela Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A entidade foi fundada há 35 anos e é considerada a mais antiga na luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil.

Hoje além do hospital na capital, Santa Catarina possui mais um centro para atendimento de crianças e jovens no tratamento do câncer que beneficiado pela campanha, o Hospital Materno Infantil em Joinville.

Em Joinville todo os recursos arrecadados com a venda de Big Mac no dia 27 de agosto serão revertidos para a construção da Casa de Apoio do Hospital, para crianças e jovens em tratamento de câncer. O projeto para a construção já está pronto e a Casa de Apoio será construída no terreno do próprio Hospital.

Com amplas instalações situadas à Rua Araranguá, no bairro América, o Hospital Materno Infantil presta atendimentos para crianças e jovens até 18 anos. Dispõe de Pronto-socorro, Maternidade, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTIs Pediátrica e Neonatal, além de alas de internação e toda a infraestrutura de suporte necessária. Todos os atendimentos são possibilitados pelo Sistema Único de Saúde e não geram custos aos pacientes.

Em 2009, a arrecadação do McDia Feliz foi destinada à aquisição de mobiliário e equipamento para a quimioterapia ambulatorial. A verba de 2010 juntamente com a de 2011 será utilizada para o início da construção da Casa de Apoio.

Como adquirir os tíquetes antecipados

Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil já pode comprar os tíquetes antecipados de Big Mac nas instituições participantes da campanha 2011 no valor de R$ 9,75 cada (Em Belém e Manaus, custam R$11,25 e R$11,75 respectivamente). Em Florianópolis na AVOS, localizada no Hospital Infantil (48 – 3251.9017) e em Joinville no Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, Rua Araranguá, nº 554, Joinville, (47 – 3145-1600).

A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais. Em 2010, foram vendidos mais de 899 mil tíquetes antecipados. Para este ano, a expectativa é chegar a 1 milhão de tíquetes vendidos antecipadamente.

Trocando Big Mac por sorrisos

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil.

O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s. Em 2010, apenas no dia 28 de agosto, foram vendidos mais de 1,4 milhão sanduíches Big Mac em todo em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 13 milhões.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br

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