24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Campeche recebe edição do projeto Limpeza dos Mares no próximo dia 30 de julho

spot_img

Campeche recebe edição do projeto Limpeza dos Mares no próximo dia 30 de julho

spot_imgspot_img

Praia sedia 33ª Etapa do projeto iniciado em 2014

O projeto Limpeza dos Mares chega à praia do Campeche no próximo dia 30 de julho, para retirada de resíduos, na areia, nas águas a na área de restinga. “Nosso foco será também na região do Riozinho, juntando ‘o lixo que ninguém vê’”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto, que chega à sua 33ª edição. O ponto de encontro será na praia central do Campeche, às 9h.

Na história do Limpeza dos Mares são mais de 120 toneladas retiradas das praias, rios, fundo do mar e encostas. “Uma triste marca. Mas a boa notícia é que, nos locais aos quais temos retornado, concluímos uma queda no número de itens descartados indevidamente”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), uma das organizadoras da iniciativa.

O combate ao lixo no mar se apresenta como um dos principais desafios da gestão ambiental contemporânea. Estima-se que aproximadamente 80% do lixo no mar, constituído principalmente por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis, sejam originados nos continentes, estando a questão intimamente relacionada à geração e gestão de resíduos sólidos. Uma vez nos oceanos, os resíduos possuem grande capacidade de dispersão e espalhamento por marés, ondas, correntes e eventos naturais, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

“A Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), é grande incentivadora do Projeto Limpeza dos Mares. Hoje. Empregamos nossas embarcações e pessoal com o objetivo de orientar a comunidade náutica e população local das consequências adversas do descarte inadequado de resíduos sólidos e da poluição hídrica ao meio ambiente, contribuindo desta maneira para a preservação dos mares, rios e lagos”, afirma Caio Vinícius Cesar Feitosa, capitão dos Portos de Santa Catarina.

O evento também tem um marco, que envolve o patrocinador mantenedor do Limpeza dos Mares – o Fort Atacadista. A missão será justamente na mesma semana em que a comunidade local receberá a nova loja do empreendimento, incendiada na véspera do Natal passado. “Nós temos uma conexão muito especial com o sul da Ilha e, principalmente, com o Campeche, onde vamos inauguramos uma nova loja, após meses de funcionamento do Fort Temporário Campeche. Foi uma operação que superou todas as nossas expectativas e que levantamos em tempo recorde. Abraçar o Limpeza dos Mares é mais uma forma que temos de agradecer o carinho de toda a comunidade”, reforça Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.

Nesta edição tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor e Atacado Vitória.

Foto: Michele Castilho

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais