24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cantus Firmus leva música medieval a igrejas neste fim de semana na Capital

spot_img

Cantus Firmus leva música medieval a igrejas neste fim de semana na Capital

spot_imgspot_img

O grupo vocal Cantus Firmus realiza até domingo, 11, uma série de concertos de música medieval e renascentista em igrejas históricas de Florianópolis. O projeto, que já foi apresentado na região da Lagoa da Conceição e Centro, vai agora às comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Campeche e Canasvieiras. A entrada é franca.

Formado em 2003, o Cantus Firmus desenvolve um trabalho de pesquisa e construção de sonoridade própria, baseada na prática musical nas cortes, igrejas, palácios, e até em casas de família, no período da Idade Média ao final do Renascimento (1125 a 1550).

Utilizando cópia de instrumentos de época, o grupo procura resgatar sonoridades longínquas, unindo-as às características estéticas e de imaginário do homem contemporâneo. Os concertos propõem uma íntima ligação entre o novo e o velho, permitindo ao público apreciar com o máximo de autenticidade peças vocais e instrumentais escritas naquela época.

O Cantus Firmus é constituído pelos cantores Jefferson Bittencourt (tenor), Eduardo Serafin (tenor), Daniel Signirelli (barítono), Marcelo Aguiar (baixo) e Raquel Cerqueira (contralto). Em 2011, o grupo lançou um CD voltado à música sacra, gravado no mosteiro do Morro das Pedras, iniciativa que inspirou o projeto de tocar em algumas das igrejas mais antigas da cidade.

Agenda:

Sexta-feira, às 20h
Igreja Nossa Senhora das Necessidades – Santo Antônio de Lisboa

Sábado, às 20h
Capela São Sebastião – Campeche

Domingo, às 19h30
Igreja São Francisco de Paula – Canasvieiras

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img