23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Capital intelectual será amplamente discutido durante o CONCARH 2011

spot_img

Capital intelectual será amplamente discutido durante o CONCARH 2011

spot_imgspot_img

O coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE/UFRJ, Marcos Cavalcanti, será um dos palestrantes da simultânea “Capital intelectual: você sabe o valor do capital intelectual da sua empresa?”, a ser ministrada no CONCARH 2011 (Congresso Catarinense de Recursos Humanos), que acontece nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis/SC. O congresso é promovido e organizado pela ABRH-SC (Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Recursos Humanos), em parceria com a ABRH Regional Florianópolis.

Cavalcanti informa que a palestra vai abordar o valor do capital humano da empresa e pretende cumprir dois objetivos principais: em primeiro lugar, instigar as pessoas a identificar a importância decisiva do capital humano em todo este processo de criação de valor. E em segundo lugar, apontar como, concretamente, esta avaliação pode acontecer.

“A sociedade e a economia mundiais vêm se transformando radicalmente. Pela primeira vez na história, o conhecimento supera em importância os fatores tradicionais de produção – terra, capital, matéria-prima, energia e mão-de-obra – no processo de criação de riqueza. Mesmo em setores econômicos mais tradicionais, como a agricultura e a indústria de bens de consumo e de capital, a competição é baseada, cada vez mais, na capacidade de transformar informação e conhecimento em inovação e valor”, afirma.

Hoje, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 55% da riqueza mundial advém do conhecimento, que se tornou, assim, a “matéria-prima” mais importante do mundo contemporâneo. “A convergência das diversas mídias e tecnologias de informação e comunicação (internet, TV, telefonia móvel, palms) potencializou e acelerou esta revolução na economia, exigindo a definição de novos modelos de negócio, novas formas de criar e se apropriar de valor”, conta Cavalcanti.

Palestrante

Marcos Cavalcanti é doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ no Programa de Engenharia de Produção, coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE/UFRJ e do curso de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial – MBKM (Master on Business and Knowledge Management).

Congresso

Com a grade temática estruturada a partir do tema central do Congresso – “Gestão de Pessoas: o ‘IN’tangível essencial aos resultados”, a programação vai priorizar três eixos: Liderança, Práticas e Resultados. O congresso é destinado a todos os profissionais que atuam com Gestão de Pessoas, empresários, líderes e gestores de Recursos Humanos. A previsão é reunir um público de 700 pessoas este ano.

“O congressista terá a possibilidade de participar de três palestras magnas e escolher os temas de seu interesse entre outras 16 atividades simultâneas (cases, palestras e oficinas)”, informa a coordenadora do Comitê de Criação do congresso, Goreti Maestri. Ela ressalta que, definida a grade temática, o grupo parte agora para as confirmações dos palestrantes.

Para empresas e instituições interessadas em expor seus produtos e serviços na EXPOCARH 2011 (Exposição Catarinense de Produtos e Serviços de Recursos Humanos), que acontece paralelamente ao CONCARH, o contato é: (48) 3028-6778 / jesse@multfair.com.br.

Mais informações: www.concarh.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img