13.3 C
fpolis
sábado, maio 18, 2024
Cinesystem

Caricatura de aluno da Udesc é premiada no Salão Universitário do Humor em São Paulo

spot_img

Caricatura de aluno da Udesc é premiada no Salão Universitário do Humor em São Paulo

spot_imgspot_img

Com uma caricatura de Clint Eastwood feita com canetas esferográficas, Fabrício Garcia, conhecido como Manohead, aluno do curso de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) foi um dos seis vencedores do 21º Salão Universitário de Humor da Unimep, em Piracicaba. Este é o segundo ano seguido em que o estudante ganha o primeiro lugar.

O desenho de Fabrício e dos demais vencedores do 21º Salão Universitário de Humor podem ser vistos no Átrio do Centro Cultural e de Convivência, do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no Estado de São Paulo. A exposição, que tem entrada gratuita, permanece até o início de agosto.

Os trabalhos vencedores foram escolhidos por um júri formado pelo cartunista do jornal O Estado de S. Paulo, Eduardo Baptistão; os chargistas Jean Galvão (Folha de S. Paulo) e Dalcio Machado (revista Veja); o humorista gráfico da Tribuna de Santos, Osvaldo da Costa; o cartunista paraibano, Fred Ozanan, além do docente da Unimep, professor José Lima, do curso de Filosofia e a coordenadora do Núcleo de Cultura Universitária e do Centro Cultural Martha Watts, Joceli de Fátima Lazier. Participou também o professor Renato Elston, coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da Unimep, que enviou seus votos momentos antes da reunião. O júri foi presidido pelo organizador e presidente do Salão Universitário de Humor, o professor Camilo Riani.

Sobre Fabrício “Manohead” Rodrigues Garcia
Nasceu em 6 de janeiro de 1985, natural de Garopaba, Santa Catarina. Começou a desenhar na infância, com seu irmão mais velho como referência. O primeiro contato profissional foi em uma usina de artes em sua cidade, onde desenhou e pintou placas para um evento cultural. Na escola, conheceu a caricatura, desenhando os professores.

A partir de 2005, surgiu o verdadeiro interesse em caricaturas. Começou a produzir trabalhos digitais e em 2007 lançou-se em concursos. Logo de cara, três menções honrosas em Ribeirão Preto. Em 2009, conseguiu o 1º lugar em Caricatura no XVI Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto.

Atualmente, Manohead é caricaturista e ilustrador free-lancer, fazendo trabalhos para o Brasil e outros países, alem de ilustrar para algumas revistas de clubes de futebol. Neste ano, ganhou Menção honrosa no VI “NOSOROG” Magazine Cartoon Competition, 1º Lugar em caricatura no XXI Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre e 1º Lugar em caricatura no 21º Salão Universitário de Humor de Piracicaba – Unimep.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img