23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Carnaval, arte e diversão para crianças de todas as idades no dia 11 de fevereiro no Parque da Luz

spot_img

Carnaval, arte e diversão para crianças de todas as idades no dia 11 de fevereiro no Parque da Luz

spot_imgspot_img

Hoje é Dia de Carnaval Bebê tem programação intensa e diferenciada na tarde do domingo de Carnaval

Prepara a fantasia! Vem aí o Hoje é Dia de Carnaval Bebê! Marcado para o dia 11 de fevereiro, domingo de Carnaval, a programação está de tirar o fôlego. Marchinhas com Fanfa da Ponte Show, Samba, Gafieira e Carnaval com Camélia Martins, show e interação musical com GLIP – Grupo Livre de Percussão, Histórias Batucadas com Jean Mafra, Damaria e Rodrigo Campos, oficinas de arte – entre elas as de música e produção de máscara de Carnaval, além de Ninho da Leitura, pintura facial e Interação Perna-de-Pau e Bolha de Sabão. A edição de Carnaval, com muita arte e música pensada  para crianças de todas as idades, será no Parque da Luz, a partir das 15h, tudo gratuito. Em caso de chuva, o evento será transferido. 

Na programação musical, a Fanfa da Ponte Show – um conjunto de musicistas de sopro e percussão de Florianópolis – traz composições com roupagem carnavalesca e arranjos autorais que vão do universo do cancioneiro do Brasil até o pop. Oriundo do bloco de carnaval Fanfarra da Ponte, os musicistas da F.P. Show tem em sua instrumentação um conjunto musical bem variado, com instrumentos e linguagem capazes de captar os ouvidos mais aguçados e os olhares mais esperançosos.

Já o show de Camélia Martins Quinteto é estilo gafieira e passeia pelos grandes sucessos do samba e da música brasileira. A artista, conhecida pela potência da voz e carisma, vem acompanhada dos incríveis músicos Gustavo Lopes – no violão 7 cordas, Tiê Pereira – no contrabaixo, Rodrigo Porciuncula – na bateria e Fábio Melo – no Sax e flauta. 

Show com GLIP, interação musical e muito mais

A interação musical, uma das marcas do evento, dessa vez será com GLIP e acontecerá depois de show do grupo composto por André FM, Osvaldo Pomar, Marcio Bicaco e Diogo Costa, músicos experientes e com diferentes formações musicais, da música popular à erudita. O gênero é instrumental percussivo e a experiência dos participantes traz à tona um universo rítmico, timbrístico, melódico e performático favorecido pela percussão, interpretando obras de caráter erudito e popular. 

No repertório do show, obras de autores como Ney Rosauro, Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Chico Santana, entre outros, bem como peças de compositores catarinenses, ou que já residiram no Estado, como as de Iê Dos Santos e Luiz Sampaio, e ainda peças autorais de André FM e Rodrigo Paiva. A instrumentação do grupo é extensa: vai de tambores africanos, berimbau, zabumba, reco reco, até instrumentos melódicos como os metalofones.

 Já a interação musical de carnaval é uma experiência de imersão, onde todos podem fazer parte. O convite é para que as crianças levem seus instrumentos e componham, junto ao GLIP, um divertido espetáculo musical, com chocalhos, instrumentos de brinquedo ou feitos a partir de materiais recicláveis, entre outros. 

Arte e boas histórias

Está também na programação musical as Histórias batucadas. E tem história por trás disso: quando os percussionistas Alexandre da Maria e Rodrigo Campos se apresentaram no palco do Festival Jazz Bebê em 2023,  em espetáculo interativo no qual crianças brincavam com os artistas, Jean Mafra e Marcoliva se juntaram a eles para contar e cantar histórias. Assim, muito espontaneamente, nasceu o desejo de desdobrar aquela experiência numa outra que será apresentada nesta edição: o compositor/contador Jean Mafra, a cantora Lara Sales e os percussionistas da Maria e Campos irão elaborar ideias, narrativas, ritmos, melodias e brincadeiras. Imperdível! 

A arte está presente ainda nas oficinas. Na edição Carnaval vai ter oficina de música Giseli Matavelli, Confecção de Máscaras com o arte educadores Taliane Tomila e Denilson Antonio, e Oficina de Argila com Marcoliva.

Esta edição conta com parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade.  Tem apoio cultural da APCEF.SC – Associação do Pessoal da Caixa Econômica, da Rede Bistek Supermercados, do Jurerê Beach Village Hotel e do Il Campanario, Grupo Habitasul, Unicred Coomarca – Instituição Financeira Cooperativa e Casas da Água. O patrocínio é do Dimas Construções,  Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. A produção é da Studio de Ideias Produtora Cultural.

Programe-se

15h

– Abertura do Evento 

– Início das Oficinas

– Oficina Argila

– Oficina de Pintura em Máscara

– Oficina de Confecção de Máscara

– Oficina de Música

– Ninho da Leitura

15h às 18h

– Pintura facial

15h30

– Histórias Batucadas

16h

Show com GLIP e Interação Musical

16h45

– Interação Perna-de-Pau / Bolha de Sabão

– Marchinhas com Fanfa da Ponte Show

18h

– Samba, Gafieira e Carnaval com Camélia Martins Quinteto 

19h45

– Encerramento.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais