23.1 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Carnaval em Florianópolis terá apitos para combater o assédio

spot_img

Carnaval em Florianópolis terá apitos para combater o assédio

spot_imgspot_img

Em Florianópolis, no dia 25 de fevereiro, o Bloco Acompanha Fritas, do club Terraza, e o Jivaguetchys receberão o #ApitodeRespeito. Apitos serão distribuídos para os foliões junto com bexigas com mensagens incentivando o respeito na festa, como “Seu Respeito Me Deu Onda” ou “O carnaval é redondo, mas respeite meu quadrado”. O ponto de encontro dos foliões será na esquina da Avenida Hercílio Luz com a Rua Anita Garibaldi, no centro da cidade. São Paulo, Salvador e Recife também receberão a ação durante o Carnaval.  

A ação é simples: O cara passou dos limites? Apita. Invadiu seu espaço sem ser convidado? Apita. Está se sentindo ameaçada? Apita também.

A ideia foi criada por Lia Marques que, no carnaval do ano passado, presenciou pela janela uma cena de assédio contra uma mulher que curtia a festa em São Luiz do Paraitinga/SP e percebeu que não podia mais se calar. “Nesta época do ano as pessoas perdem a noção e é preciso dar um basta. Reforçar aos homens que são as mulheres que determinam os limites e não está permitido ultrapassar essa linha”, comenta Lia. 

Nascia a campanha “Apito Contra o Assédio”. Lia se uniu a outras duas amigas, Marina Gabos e Amanda Cursino, e sugeriram a outras mulheres utilizarem um apito para se protegerem contra o desrespeito, chamar a atenção e coibir assédios e exageros. A Skol curtiu a iniciativa e resolveu patrocinar a ideia para outras partes do Brasil. 

. A campanha #RespeitoIsON deu início a uma série de ações e patrocínios (inclusive da Parada LGBT de São Paulo, Rio e Belo Horizonte), que tiveram sequência com “Redondo é Sair do Seu Quadrado”, o mote do Verão Skol. 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img