fique por dentro de floripa

- Geral - Casan usa tecnologia limpa em obra de esgoto para proteger Aquífero dos Ingleses

17.08.2017

Casan usa tecnologia limpa em obra de esgoto para proteger Aquífero dos Ingleses

17.08.2017
Casan usa tecnologia limpa em obra de esgoto para proteger Aquífero dos Ingleses
Foto: Divulgação / Casan

Para proteger o Aquífero dos Ingleses e evitar infiltrações, a Casan está usando uma tecnologia mais limpa ao implantar o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do balneário de Florianópolis — a maior obra de esgoto em execução pela Companhia no Estado.

O Aquífero dos Ingleses é uma das mais importantes reservas naturais de água limpa de Florianópolis. Ele é o principal manancial da região, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de 90% do Norte da Ilha.

Os Poços de Visita (PVs) — pontos de acesso para manutenção e operação da rede pública de esgoto — são em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Diferente do concreto, tradicionalmente usado neste tipo de equipamento público, o PEAD dá mais agilidade e qualidade em obras de saneamento. É uma tecnologia considerada verde e limpa, além dar agilidade ao cronograma da obra de esgotamento sanitário, em geral demorada.

O material é considerado mais resistente, impede infiltrações e protege o lençol freático contra eventuais contaminações. "Esse material tem sido cada vez mais usado em áreas litorâneas, onde a influência do lençol freático dificulta a execução de obras no subsolo", explica o gerente de Construção da Casan, engenheiro Fábio Krieger.

O PEAD custa aproximadamente o dobro do preço do PV tradicional de concreto, mas se justifica diante da necessidade de preservação ambiental, tem menor custo de instalação, tem custo praticamente zero de manutenção e é adequado para terrenos alagadiços.

Na região de Ingleses e Santinho, onde está em implantação a rede de coleta e tratamento, a água costuma verter a apenas um metro de profundidade. Esta topografia diferenciada, úmida e com o lençol freático próximo demais à superfície, tem causado infiltrações recorrentes na Avenida das Gaivotas (cuja rede já está em uso), carreando terra à tubulação de esgoto – o que, inclusive, já causou o rebaixamento da via em três oportunidades.

Estas ocorrências na Avenida das Gaivotas estimularam que as especificações técnicas do edital de licitação para a ampliação dos SES Ingleses/Santinho contemplassem o uso de PVs de PEAD, material que foi adquirido pelo consórcio construtor Trix/Infracon junto à empresa Asperbras, que tem fábrica na Bahia. Como as peças são mais leves do que as de concreto usadas tradicionalmente, acabam sendo também mais facilmente movimentadas: um Poço de Visita feito em concreto pesa cerca de 700 quilos, enquanto um equivalente de PEAD pesa 70.

Benefícios para moradores e visitantes

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses, aguardada há quase duas décadas, é um investimento conjunto da Casan, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis. O investimento total chega a R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), atenderá todo o Centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, beneficiando 42 mil moradores fixos além de veranistas na região do Estado que mais recebe turistas durante o Verão.

A obra dos Ingleses teve sua primeira etapa iniciada ainda nos anos de 1990, quando somente 21 quilômetros de tubulação foram implantados na região da Avenida das Gaivotas. Com a conclusão da obra dos Ingleses/Santinho, prevista para 2019, não será mais enviado esgoto dos Ingleses para ser tratado nesta unidade, aliviando ainda mais o sistema Canasvieiras-Cachoeira do Bom Jesus que, em dezembro passado, recebeu uma segunda estação compacta.

Os recursos para o SES Ingleses/Santinho integram o Plano de Investimentos da Casan direcionado a elevar a atual cobertura de coleta e tratamento de esgoto em Florianópolis de 56% para 74%% até o primeiro semestre de 2019. O investimento total na Capital ultrapassa os R$ 400 milhões, em nove obras − sendo quatro já concluídas, duas em execução e três em processo final de licitação.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Grupo Angeloni promove campanha do agasalho em todas as lojas da rede

20.05.2019

Grupo Angeloni promove campanha do agasalho em todas as lojas da rede

Moradores de rua estão com um novo problema na região central de Florianópolis

20.05.2019

Moradores de rua estão com um novo problema na região central de Florianópolis

25ª edição do Samba de Terreiro Florianópolis acontece nesta segunda

20.05.2019

25ª edição do Samba de Terreiro Florianópolis acontece nesta segunda

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.