18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Catedral Metropolitana de Florianópolis recebe hoje show inédito de música clássica

spot_img

Catedral Metropolitana de Florianópolis recebe hoje show inédito de música clássica

spot_imgspot_img

A Catedral Metropolitana de Florianópolis será palco de um espetáculo inédito nesta terça-feira, 25, a partir das 20h: a artista franco-suíça Ophélie Gaillard comandará um concerto de violoncelo, acompanhada de músicos do grupo Pulcinella. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível.

Participarão do espetáculo o tenor Emiliano Gonzales-Toro, Florence Malgoire no violino e Laurente Stewart no cravo. No repertório, músicas barrocas, com peças de célebres compositores, como Jean-Baptiste Lully – o mais importante mestre de danças da corte francesa -, Jean-Phillipe Rameau e Marc-Antoine Charpentier.

Ophélie tem como diferencial um repertório bastante diversificado – desde música barroca e clássica a contemporânea. Em 2003, foi eleita como “solista instrumental revelação” na premiação “Victoires de la Musique Classique”, além de vencer por três anos o concurso do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris.

Seu último disco, a integral das Suítes de Bach, provocou, após seu lançamento em abril de 2011, o reconhecimento da crítica com o prêmio “Diapason d’or”, da revista francesa especializada “Diapason”. No mesmo ano, Gaillard colaborou na gravação de “Soli”, disco dedicado as obras do compositor contemporâneo Pierre Bartholomée.

Já Pulcinella é um coletivo de solistas apaixonados pela prática da música barroca com instrumentos de época, membros das mais prestigiosas formações e reunidos em volta de Ophélie Gaillard. O Pulcinella dedica parte do seu repertório às obras-primas para violoncelo concertante dos séculos 17 e 18.

O conjunto colabora regularmente com os melhores cantores da jovem geração, em particular Nuria Rial, Salomé Haller, Gaëlle Le Roy, Sandrine Piau, Max Emmanuel Cencic, Xavier Zabata, Christophe Dumaux, Carlos Mena e Dietrich Henschel, que figuram entre os convidados do Pulcinella nos palcos prestigiosos dos Festivais de Saint Denis, Uzès, Beaune, Froville, Santiago de Compostela, da Cité de la Musique e do Teatro Châtelet.

A Catedral Metropolitana de Florianópolis fica na Praça XV de Novembro, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img