24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

CDI-SC e Comcap unem forças para incentivar a reciclagem eletrônica em Florianópolis

spot_img

CDI-SC e Comcap unem forças para incentivar a reciclagem eletrônica em Florianópolis

spot_imgspot_img

O objetivo é reforçar a coleta seletiva de equipamentos de informática na Capital

O Programa de Reciclagem Tecnológica (Reciclatec) foi lançado pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC) com o objetivo de receber o lixo eletrônico descartado pela população para contribuir com a inclusão digital em comunidades menos favorecidas. Em junho deste ano, o CDI-SC formalizou uma parceria com a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), responsável pela coleta e destino de todo o lixo da Capital, a fim de unir forças na coleta seletiva de equipamentos como computadores, monitores, eletrônicos, entre outros, em Florianópolis.

A partir deste projeto conjunto, a Comcap se responsabiliza pelo recolhimento dos equipamentos eletrônicos que serão enviados ao depósito do Reciclatec, localizado no Centro de Reciclagem (CERTEC). A coleta seletiva será realizada uma vez por mês, em um bairro diferente, e os moradores ficarão sabendo através da divulgação em locais de maior fluxo de pessoas e busdoor nos ônibus que circulam no bairro.O presidente do CDI-SC, Heitor Blum S. Thiago avalia de forma positiva a iniciativa. “A parceria com a Comcap une esforços no sentido de dar um destino correto aos equipamentos de informática descartados pela população e empresas, e desta forma contribuir para a qualidade de vida dos moradores de Florianópolis”, ressaltou.

O programa de reciclagem de lixo eletrônico em Florianópolis teve início em 2010. Todo o trabalho é feito no Centro de Reciclagem (CERTEC), que foi idealizado pelo CDI-SC, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC) e de empresas fabricantes, distribuidoras e revendas de equipamentos de informática.

A iniciativa surgiu após a percepção do descarte incorreto do lixo eletrônico, que cresceu em consequência do crescimento na venda de computadores e a renovação dos equipamentos pelos consumidores. A preocupação com o armazenamento e o destino correto desses materiais fez com que fosse criado o Centro de Reciclagem. Vários pontos de coleta na cidade recebem os equipamentos como: CPUs, laptops, monitores, teclados, celulares, etc, que se tiverem boas condições de uso, são encaminhados à comunidades ligadas ao CDI-SC, onde ocorrem aulas de informática gratuitas à população.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img