fique por dentro de floripa

- Geral - CDL de Florianópolis, Cecop e Observatório Social se unem para conscientizar alunos da rede pública de ensino

05.02.2020

CDL de Florianópolis, Cecop e Observatório Social se unem para conscientizar alunos da rede pública de ensino

05.02.2020
CDL de Florianópolis, Cecop e Observatório Social se unem para conscientizar alunos da rede pública de ensino
Foto: Divulgação

“Projeto Fazer” entra no escopo de ações da campanha Despiratize com conceitos de valores e moral da cidadania

Para conscientizar crianças e adolescentes da rede pública de ensino, a CDL de Florianópolis, o Cecop – Conselho Estadual de Combate à Pirataria e o Observatório Social da Capital, se uniram com “Projeto Fazer” para estender as ações da campanha Despiratize, levando dicas e orientações de forma lúdica para os jovens.

De acordo com a Superintendente da CDL de Florianópolis, Solange Kuchiniski, o “Projeto Fazer” idealizado pelo Cecop e Observatório Social de Florianópolis, vai ao encontro das diretrizes da entidade com atuação no campo educacional, visto que a idade entre 11 e 14 anos é o período de transformação moral.

“Este ano, a campanha Despiratize irá para o ambiente escolar para orientar os jovens sobre os problemas ocasionados pela pirataria, assim como os malefícios à saúde. Quando o adolescente adere uma ideia, automaticamente leva o conceito para casa e dissemina práticas legais com os pais e os amigos, além de contribuir com a informação de que comprar algo pirata não é legal”, salienta Kuchiniski.

Projeto Fazer

Idealizado pelo Cecop e Observatório Social de Florianópolis em novembro de 2017, o Projeto Fazer tem o propósito de apresentar conceitos sobre valores e moral para conscientizar alunos de 11 a 14 anos, da rede pública municipal sobre o papel de cada um como cidadão, arrecadação de impostos, pirataria de produtos, corrupção e cidadania.

Desde 2017, o projeto orientou cerca de 500 crianças e adolescentes de oito escolas públicas municipais. A meta de 2020 é fechar as demais 28 escolas, que somam 36 em Florianópolis.

Para contribuir com a formação dos jovens, um grupo de voluntários apresenta uma peça teatral que é dividida em três fases para atrair atenção do público.

A primeira fase é o momento de envolver a plateia com ações lúdicas, o segundo passo é o momento do aprendizado com a distribuição de revistas em quadrinhos que aborda os temas de forma sutil, além de contar com apoio dos professores para retomar o assunto em sala de aula e, a terceira fase é quando se faz uma apresentação musical para selar o aprendizado. A encenação dura cerca de 45 minutos, período de uma hora/aula disponibilizado pela diretoria escolar.

De acordo com o presidente do Cecop, Jair Schmitt, a CDL de Florianópolis é parceira de longa data e quando foi pensando em expandir o projeto, a entidade foi a primeira a ser pensada.

“Estamos juntos no combate à pirataria há anos e sabendo da campanha de conscientização que a CDL desenvolveu, não poderia de deixar de chamar para dar o start no projeto. A CDL tem os mesmos ideais que nós do Cecop, lutamos por uma sociedade melhor e mais justa para todos”, afirma Schmitt

 

Acompanhem a CDL nas redes sociais

Site: www.cdlflorianopolis.org.br

Instagram: @cdlflorianopolis

Facebook: CDL Florianópolis

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

18.09.2020

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

Projeto Proteína Básica entrega 2 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis

18.09.2020

Projeto Proteína Básica entrega 2 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.