16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

CDL de Florianópolis, Cecop e Observatório Social se unem para conscientizar alunos da rede pública de ensino

spot_img

CDL de Florianópolis, Cecop e Observatório Social se unem para conscientizar alunos da rede pública de ensino

spot_imgspot_img

“Projeto Fazer” entra no escopo de ações da campanha Despiratize com conceitos de valores e moral da cidadania

Para conscientizar crianças e adolescentes da rede pública de ensino, a CDL de Florianópolis, o Cecop – Conselho Estadual de Combate à Pirataria e o Observatório Social da Capital, se uniram com “Projeto Fazer” para estender as ações da campanha Despiratize, levando dicas e orientações de forma lúdica para os jovens.

De acordo com a Superintendente da CDL de Florianópolis, Solange Kuchiniski, o “Projeto Fazer” idealizado pelo Cecop e Observatório Social de Florianópolis, vai ao encontro das diretrizes da entidade com atuação no campo educacional, visto que a idade entre 11 e 14 anos é o período de transformação moral.

“Este ano, a campanha Despiratize irá para o ambiente escolar para orientar os jovens sobre os problemas ocasionados pela pirataria, assim como os malefícios à saúde. Quando o adolescente adere uma ideia, automaticamente leva o conceito para casa e dissemina práticas legais com os pais e os amigos, além de contribuir com a informação de que comprar algo pirata não é legal”, salienta Kuchiniski.

Projeto Fazer

Idealizado pelo Cecop e Observatório Social de Florianópolis em novembro de 2017, o Projeto Fazer tem o propósito de apresentar conceitos sobre valores e moral para conscientizar alunos de 11 a 14 anos, da rede pública municipal sobre o papel de cada um como cidadão, arrecadação de impostos, pirataria de produtos, corrupção e cidadania.

Desde 2017, o projeto orientou cerca de 500 crianças e adolescentes de oito escolas públicas municipais. A meta de 2020 é fechar as demais 28 escolas, que somam 36 em Florianópolis.

Para contribuir com a formação dos jovens, um grupo de voluntários apresenta uma peça teatral que é dividida em três fases para atrair atenção do público.

A primeira fase é o momento de envolver a plateia com ações lúdicas, o segundo passo é o momento do aprendizado com a distribuição de revistas em quadrinhos que aborda os temas de forma sutil, além de contar com apoio dos professores para retomar o assunto em sala de aula e, a terceira fase é quando se faz uma apresentação musical para selar o aprendizado. A encenação dura cerca de 45 minutos, período de uma hora/aula disponibilizado pela diretoria escolar.

De acordo com o presidente do Cecop, Jair Schmitt, a CDL de Florianópolis é parceira de longa data e quando foi pensando em expandir o projeto, a entidade foi a primeira a ser pensada.

“Estamos juntos no combate à pirataria há anos e sabendo da campanha de conscientização que a CDL desenvolveu, não poderia de deixar de chamar para dar o start no projeto. A CDL tem os mesmos ideais que nós do Cecop, lutamos por uma sociedade melhor e mais justa para todos”, afirma Schmitt

 

Acompanhem a CDL nas redes sociais

Site: www.cdlflorianopolis.org.br

Instagram: @cdlflorianopolis

Facebook: CDL Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img