fique por dentro de floripa

- Geral - CDL de Florianópolis participa de reunião com comerciantes da rua Victor Meirelles

14.08.2019

CDL de Florianópolis participa de reunião com comerciantes da rua Victor Meirelles

14.08.2019
CDL de Florianópolis participa de reunião com comerciantes da rua Victor Meirelles
Foto: Anderson Coelho / ND

Poder Público ouve empresários e adota ações de segurança na região Leste do Centro Histórico da Capital

Depois do lamentável episódio na Avenida Hercílio luz na última sexta-feira (9), comerciantes da rua Victor Meirelles e entorno, se reuniram na tarde desta terça-feira (13) na CDL de Florianópolis com o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar, Guarda Municipal e Prefeitura em busca de uma solução conjunta para restabelecer a ordem após o fechamento natural dos bares e restaurantes da região. A CDL da Capital participou do encontro conduzido pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino, devido o assunto afetar diretamente a região leste do Centro Histórico – local que a entidade busca incessantemente pela revitalização e ocupação saudável do espaço público.

Dezenas de empresários relataram a perturbação do sossego após o fechamento do comércio estabelecido na região (por volta das 2h da manhã, de acordo com os alvarás), e que a partir deste horário os ambulantes irregulares assumem o comércio clandestino com venda de bebidas e grupos de pessoas que se instalam ao longo da via com som alto.

Segundo o empresário Patrick Mani, a ocupação desordenada dos ambulantes ilegais ocorre há meses, desde o carnaval deste ano, e que os donos dos estabelecimentos e funcionários estão com medo, pois se sentem ameaçados pelas pessoas que usufruem dos serviços dos irregulares. “Precisamos de mais segurança para coibir ações de pessoas mal intencionadas e cortar o mal pela raiz antes que ocorra uma fatalidade”, desabafou.

Durante o encontro, ficou estabelecido como medidas imediatas o reforço na iluminação pública, fiscalização e abordagem dos ambulantes ilegais, ocupação do espaço público por parte dos comerciantes com mesas e cadeiras em frente ao estabelecimento, placas de proibido estacionar a partir das 22h no entorno da Avenida Hercílio Luz e poda das árvores.

De acordo com o Promotor de Justiça, Daniel Paladino, as ações serão implementadas de forma imediata e que daqui a 30 dias terá uma nova reunião para reavaliar as medidas ou, se necessário, aplicar novas ações para coibir o tumulto e a desorganização na região.

Para o gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, a fiscalização por parte do poder público precisa ser mais efetiva para coibir esse tipo de situação. “Com essa situação sofre o empresário regular estabelecido por falta de segurança e sofre os moradores com a perturbação do sossego. A ordem precisa ser restabelecida para que a região prospere sem causar danos ou prejuízos a toda uma sociedade”, afirmou Leite.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Floripa Aiport emite nota em relação à notificação do Procon

21.10.2019

Floripa Aiport emite nota em relação à notificação do Procon

Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

21.10.2019

Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

Floripa Shopping inaugura nova fachada e se preocupa com o meio ambiente

14.10.2019

Floripa Shopping inaugura nova fachada e se preocupa com o meio ambiente

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.