23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

CDL de Florianópolis comemora cinquentenário nesta quarta-feira

spot_img

CDL de Florianópolis comemora cinquentenário nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Entidade foi pioneira do movimento lojista e hoje é a maior do estado, com mais de 2,5 mil associados

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis celebra hoje, quarta-feira (28/07) os 50 anos de fundação da primeira entidade associativa do varejo em Santa Catarina – e atualmente a maior, com mais de 2,5 mil associados. Inspirado em ideia trazida do Rio de Janeiro por Moacyr Pereira Oliveira, eleito o primeiro presidente da entidade, o então Clube de Diretores Lojistas deu o passo inicial para o movimento lojista no estado, hoje um dos mais organizados e atuantes do país – dos 293 municípios, 180 contam com os serviços de uma CDL.

De acordo com Osmar Silveira, presidente da CDL, a prestação de serviços e o atendimento ao lojista sempre estiveram entre as principais missões da entidade, visando o bom funcionamento das empresas e o bem-estar de seus empregados. “Nossas preocupações estão voltadas para propiciar às empresas varejistas serviços de qualidade em áreas como capacitação, tecnologia, assessoria jurídica e saúde, entre outras áreas. Em paralelo à representação política, é a principal razão de nossa existência”, explica

Engajada em temas relevantes à sociedade, como o combate à alta carga tributária e ao comércio de produtos ilegais e falsificados, a CDL de Florianópolis foi a incentivadora, no legislativo estadual e municipal, da criação dos conselhos de combate à pirataria, além de estar presente nos debates da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista, na Assembleia. “Participamos ativamente dos principais momentos da história da cidade nos últimos cinquenta anos”, confirma Itamar Cavalli, que presidiu a CDL em 2007 e 2008.

Segundo maior gerador de emprego e renda da cidade, o comércio varejista é também porta de entrada para o turismo em Florianópolis. Empenhada no desenvolvimento econômico e social da capital, a entidade participa das discussões do Plano Diretor, tem núcleos regionais (Norte da Ilha, região do Terminal Cidade de Florianópolis) e setoriais (videolocadoras, óticas e salões de beleza), desenvolve trabalhos sociais e de formação de novos líderes com a CDL Jovem, além de participar de conselhos empresariais, turísticos e sociais. Em setembro, será uma das promotoras do maior evento de varejo do país, a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que deve trazer mais de 5 mil pessoas à Florianópolis, em conjunto com a Confederação Nacional e a Federação das CDLs de Santa Catarina.

Depois de cinco décadas de atuação a CDL de Florianópolis se consolidou como uma entidade moderna, que atua de forma decisiva no apoio e no desenvolvimento do comércio da cidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img