fique por dentro de floripa

- Eventos - Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado em edição especial pelo Mês da Consciência Negra

08.11.2019

Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado em edição especial pelo Mês da Consciência Negra

08.11.2019
Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado em edição especial pelo Mês da Consciência Negra
Foto: 'Canto para quem é de noite', do Coletivo NEGA,será apresentado durante o evento. Foto: Divulgação

Neste sábado, 9, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a 11ª edição do Ceart Aberto à Comunidade, em edição especial que integra a programação do Mês da Consciência Negra na Udesc Ceart. O campus do Itacorubi, em Florianópolis, estará aberto das 12h às 19h com diversas atividades artísticas e culturais, gratuitas e abertas ao público.


Na programação, oficinas de estamparia afro, tambor, turbantes e atividades para crianças, como padronagens a partir de referências africanas e desenhos de letras baseadas em alfabetos africanos. Apresentações teatrais, apresentação musical com a Bateria Africatarina e exposições voltadas ao tema também estão previstas entre as atividades.

O tradicional Espaço Criança, com jogos, oficinas e arte para crianças de 5 a 13 anos está confirmado em mais esta edição; e as feiras serão voltadas à arte, moda e gastronomia afro-brasileira.

Confira o cartaz com a programação completa e, a seguir, a sinopse de cada atividade. As inscrições para oficinas ocorrem no próprio dia e local do evento, uma hora antes de cada atividade. Para as apresentações artísticas também serão distribuídas senhas uma hora antes do início de cada apresentação.

O evento é organizado pelo programa de extensão Ceart Vivo!, coordenado pela Direção de Extensão da Udesc Ceart, e nesta edição ocorre em parceria com o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Mais informações pelo sitefacebookinstagram e pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<

 

> Oficinas

 

  • Tingimento com corante natural: Grafismos Afro

Horário: 13h às 17h
Local: Sala 75 - Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Ministrantes: Com Isabela Ramos Bernardo. Coordenação: Lucas da Rosa, Marlene Torrinelli e Programa de Extensão Moda e Economia Criativa (Udesc Ceart).
Materiais necessários: 1 metro de tecido branco liso 100% algodão.

  • Saberes sensíveis: o valor das diferenças

Horário: 13h30 às 15h
Local: Entrada da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Saberes Sensíveis - formação continuada e interação social (Udesc-Ceart). Local: Entrada do ceart.

  • Laboratório de Desenho

Sinopse: Experimentações em padronagens a partir de referências africanas e confecção de carimbos.
Horário: 14h às 15h
Local: Sala Teatro Educação - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 20
Ministrante: Clara Sohn. Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (Udesc Ceart)

  • Manifesto Grotesco

Sinopse: A oficina tem como objetivo fornecer uma introdução ao estudo estético - filosófico ao uso do Grotesco na cena teatral. Pensamos sobre o grotesco pela sua lógica interna, buscando seus significados e decorrências no corpo e no pensamento do ser, no engano, medos, desejos aprendidos pelo seu organismo. Como tal artifício pode servir de articulador para a construção da cena dramática? Como o corpo grotesco pode contar uma história?
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Teatro Educação - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 10
Necessidades dos participantes: Roupa de trabalho preta ou roupa confortável para prática corporal, caneta ou lápis
Ministrante: Nicolas Lopes (Cia Mosca Teatral), aluno do curso de Licenciatura em Teatro (Udesc Ceart)

  • Vamos tocar Tambor?

Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Cenografia - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 15
Ministrante: Mestre Edinho Roldan e Africatarina

  • Tipografia: Desenho de letras baseadas em alfabetos africanos

Horário: 15h às 16h
Local: Sala Teatro Educação - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 20
Ministrante: Eduarda Marques da Rosa. Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (Udesc Ceart)

  • Turbantes

Sinopse: História do turbante, representatividade ancestral de uma cultura, de um povo.
Horário: 17h às 19h
Local: Sala 75 - Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Vagas: 15
Ministrante: Manoella Ribeiro Daniel Baracuhy é administradora e empreendedora social negra. Tem como objetivo ampliar o espaço para afro empreendedores. Faz oficinas de turbantes e tem um projeto de brincos sustentáveis.

> Apresentações Artísticas

  • “vÔ Me EscOndê aQui!”

Sinopse: Com Drica Santos. Chove torrencialmente! Curalina precisa se esconder da chuva. Entra num recinto e dá de cara com o público. Aproveita o momento para compartilhar suas emoções e se satisfazer com o prazer de contar histórias enquanto espera a chuva passar. Quando a chuva passa, se despede e continua sua jornada pela vida...
Horário: 16h15
Local: Espaço 2 - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre
Coordenação: Drica Santos é atriz, palhaça, pesquisadora e professora. Graduada pelo curso de Licenciatura em Educação Artística (Habilitação Artes Cênicas) da Udesc e doutora e mestre em Teatro pelo PPGT/Udesc.  Integrante da Companhia do Nariz Inquieto-Teatro e Palhaçaria de Florianópolis.

  • Canto para quem é de noite

Sinopse: Com Coletivo NEGA. Mostra de processo da produção de um espetáculo que envolve música, teatro e dança. É uma manifestação da oralidade do grupo, que imprime artisticamente na apresentação as experiências pessoais e coletivas destas sete pessoas, investigando ilimitados estilos e gêneros musicais característicos da cultura negra, dentre eles o funk, o samba, o hip hop, o rap, o blues. "Canto pra Quem é de Noite será um veículo artístico para continuarmos propagando nossa mensagem de combate à estrutura de opressão", afirma o grupo.
Horário: 17h
Local: Espaço 1 - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 40 minutos
Coordenação: O Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte) existe desde o fim do ano de 2010 e se manifesta politicamente através da arte da oralidade. Hoje é formado por sete pessoas negras, dentre elas seis mulheres cis e uma pessoa não binária: Alexandra de Melo, Fernanda Rachel, Franco, Michele Mafra, Rita Roldan, Sarah Motta e Thuanny Paes.

  • Bateria Africatarina

Horário: 18h
Local: Teatro de Arena - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 40 minutos
Classificação etária: Livre
Coordenação: O Grupo Africatarina existe desde 2001 como um coletivo de artistas e arte-educadores dedicados a pesquisar, ensinar, divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira em parceria com outras culturas. Deste ano até 2011, dedicou-se à educação de crianças e adolescentes através de oficinas permanentes e gratuitas de percussão, teatro, dança afro e capoeira.

  • Bia-Boa

Sinopse: Com João Vitor Mulato. Bia-Boa é um conjunto de gritos que vem das entranhas d'alma, do espelho estilhaçado de minha ânima, e desemboca no fenômeno da fala pela via da cena, a partir da história de Bia Mulato, cujos fatos remonta significativos ritos de passagem em episódios de violência, prostituição e busca por liberdade. Em meio a sua odisseia, a cabocla nordestina desencarcerou seu animal mais indomável após ter o apoio da Santa do Sertão, Maria Saldanha; sua mentora em vida. Pode-se traduzir que este ato nada mais é do que bandeira feminina fincada em solos áridos do sertão potiguar.
Horário: 19h
Local: Espaço 2 - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 60 minutos
Classificação etária: maiores de 14 anos
Coordenação: João Vítor Mulato iniciou seus estudos no campo artístico ainda em Natal/RN, sua cidade de origem, e logo ingressou no curso de licenciatura em Teatro da UFRN. No mesmo ano, enveredou para a linguagem da dança e matriculou-se na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, passando a ter aulas de dança Clássica e contemporânea, onde também foi bailarino e participou de festivais a nível nacional e internacional. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN.

> Exposição

  • Transformação Têxtil: experiências sensoriais, saberes ancestrais e visibilidades

Sinopse: De Profa. Dra. Daniela Novelli, Amanda Bittencourt e Adriana Suzena. A exposição pretende promover o contato do público com técnicas de transformações têxteis ancestrais, por meio de explicação e demonstração de processos, estilos e materiais, estimulando a visibilidade e a aproximação da comunidade com a Teciteca. Os visitantes poderão ainda conhecer amostras de estampas e técnicas variadas por meio do contato físico e sensorial com as bandeiras e as peças que serão apresentadas.
Horário: 12h às 17h
Local: Sala Básica 1 - Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Teciteca (Udesc Ceart). Daniela Novelli é doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese "A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI" (2014).

  • O corpo negro em movimento

Sinopse: Exposição de Rony Costa
Horário: 12h às 19h
Local: Hall de entrada da Udesc Ceart

> Feira

  • Feira Preta

Sinopse: Arte, Moda e Gastronomia Afro-brasileira
Horário: 12h às 17h
Local: Hall do Bloco Amarelo (BAM) - Udesc Ceart

> Espaço Criança

Sinopse: Jogos, oficinas e muita arte e criatividade para crianças de 05 a 13 anos.
Horário: 13h30 às 16h
Local: Hall de entrada do Ceart

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios


Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção do Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença da pessoa responsável. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para: ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).
Horário: 13h às 18h

> Inscrições e ingressos


● Todas as atividades são gratuitas.
● Para as oficinas, as inscrições acontecerão no local, 1h antes do início das mesmas.
● Para as apresentações artísticas em locais fechados, os ingressos serão entregues no local, 1h antes do início das mesmas.
● Para as demais atividades, não é necessária inscrição prévia.
● O Espaço Criança é destinado a crianças de 05 a 13 anos. Crianças menores devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis.

Serviço:


O QUE: Ceart Aberto à Comunidade.
QUANDO: 9 de novembro (sábado), das 11h às 20h.
ONDE: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Inscrições para oficinas e distribuição de ingressos para apresentações em locais fechados 1h antes do início de cada atividade.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Eventos digitais marcam os 70 anos da FIESC nesta semana

26.05.2020

Eventos digitais marcam os 70 anos da FIESC nesta semana

Empresários de Florianópolis recebem curso on-line sobre Inteligência Emocional

26.05.2020

Empresários de Florianópolis recebem curso on-line sobre Inteligência Emocional

Webinar discutirá a economia do mar em Santa Catarina

26.05.2020

Webinar discutirá a economia do mar em Santa Catarina

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.