27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado em edição especial pelo Mês da Consciência Negra

spot_img

Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado em edição especial pelo Mês da Consciência Negra

spot_imgspot_img

Neste sábado, 9, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a 11ª edição do Ceart Aberto à Comunidade, em edição especial que integra a programação do Mês da Consciência Negra na Udesc Ceart. O campus do Itacorubi, em Florianópolis, estará aberto das 12h às 19h com diversas atividades artísticas e culturais, gratuitas e abertas ao público.

Na programação, oficinas de estamparia afro, tambor, turbantes e atividades para crianças, como padronagens a partir de referências africanas e desenhos de letras baseadas em alfabetos africanos. Apresentações teatrais, apresentação musical com a Bateria Africatarina e exposições voltadas ao tema também estão previstas entre as atividades.

O tradicional Espaço Criança, com jogos, oficinas e arte para crianças de 5 a 13 anos está confirmado em mais esta edição; e as feiras serão voltadas à arte, moda e gastronomia afro-brasileira.

Confira o cartaz com a programação completa e, a seguir, a sinopse de cada atividade. As inscrições para oficinas ocorrem no próprio dia e local do evento, uma hora antes de cada atividade. Para as apresentações artísticas também serão distribuídas senhas uma hora antes do início de cada apresentação.

O evento é organizado pelo programa de extensão Ceart Vivo!, coordenado pela Direção de Extensão da Udesc Ceart, e nesta edição ocorre em parceria com o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Mais informações pelo sitefacebookinstagram e pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<

 

> Oficinas

 

  • Tingimento com corante natural: Grafismos Afro

Horário: 13h às 17h
Local: Sala 75 – Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Ministrantes: Com Isabela Ramos Bernardo. Coordenação: Lucas da Rosa, Marlene Torrinelli e Programa de Extensão Moda e Economia Criativa (Udesc Ceart).
Materiais necessários: 1 metro de tecido branco liso 100% algodão.

  • Saberes sensíveis: o valor das diferenças

Horário: 13h30 às 15h
Local: Entrada da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Saberes Sensíveis – formação continuada e interação social (Udesc-Ceart). Local: Entrada do ceart.

  • Laboratório de Desenho

Sinopse: Experimentações em padronagens a partir de referências africanas e confecção de carimbos.
Horário: 14h às 15h
Local: Sala Teatro Educação – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 20
Ministrante: Clara Sohn. Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (Udesc Ceart)

  • Manifesto Grotesco

Sinopse: A oficina tem como objetivo fornecer uma introdução ao estudo estético – filosófico ao uso do Grotesco na cena teatral. Pensamos sobre o grotesco pela sua lógica interna, buscando seus significados e decorrências no corpo e no pensamento do ser, no engano, medos, desejos aprendidos pelo seu organismo. Como tal artifício pode servir de articulador para a construção da cena dramática? Como o corpo grotesco pode contar uma história?
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Teatro Educação – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 10
Necessidades dos participantes: Roupa de trabalho preta ou roupa confortável para prática corporal, caneta ou lápis
Ministrante: Nicolas Lopes (Cia Mosca Teatral), aluno do curso de Licenciatura em Teatro (Udesc Ceart)

  • Vamos tocar Tambor?

Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Cenografia – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 15
Ministrante: Mestre Edinho Roldan e Africatarina

  • Tipografia: Desenho de letras baseadas em alfabetos africanos

Horário: 15h às 16h
Local: Sala Teatro Educação – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Vagas: 20
Ministrante: Eduarda Marques da Rosa. Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (Udesc Ceart)

  • Turbantes

Sinopse: História do turbante, representatividade ancestral de uma cultura, de um povo.
Horário: 17h às 19h
Local: Sala 75 – Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Vagas: 15
Ministrante: Manoella Ribeiro Daniel Baracuhy é administradora e empreendedora social negra. Tem como objetivo ampliar o espaço para afro empreendedores. Faz oficinas de turbantes e tem um projeto de brincos sustentáveis.

> Apresentações Artísticas

  • “vÔ Me EscOndê aQui!”

Sinopse: Com Drica Santos. Chove torrencialmente! Curalina precisa se esconder da chuva. Entra num recinto e dá de cara com o público. Aproveita o momento para compartilhar suas emoções e se satisfazer com o prazer de contar histórias enquanto espera a chuva passar. Quando a chuva passa, se despede e continua sua jornada pela vida…
Horário: 16h15
Local: Espaço 2 – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre
Coordenação: Drica Santos é atriz, palhaça, pesquisadora e professora. Graduada pelo curso de Licenciatura em Educação Artística (Habilitação Artes Cênicas) da Udesc e doutora e mestre em Teatro pelo PPGT/Udesc.  Integrante da Companhia do Nariz Inquieto-Teatro e Palhaçaria de Florianópolis.

  • Canto para quem é de noite

Sinopse: Com Coletivo NEGA. Mostra de processo da produção de um espetáculo que envolve música, teatro e dança. É uma manifestação da oralidade do grupo, que imprime artisticamente na apresentação as experiências pessoais e coletivas destas sete pessoas, investigando ilimitados estilos e gêneros musicais característicos da cultura negra, dentre eles o funk, o samba, o hip hop, o rap, o blues. "Canto pra Quem é de Noite será um veículo artístico para continuarmos propagando nossa mensagem de combate à estrutura de opressão", afirma o grupo.
Horário: 17h
Local: Espaço 1 – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 40 minutos
Coordenação: O Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte) existe desde o fim do ano de 2010 e se manifesta politicamente através da arte da oralidade. Hoje é formado por sete pessoas negras, dentre elas seis mulheres cis e uma pessoa não binária: Alexandra de Melo, Fernanda Rachel, Franco, Michele Mafra, Rita Roldan, Sarah Motta e Thuanny Paes.

  • Bateria Africatarina

Horário: 18h
Local: Teatro de Arena – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 40 minutos
Classificação etária: Livre
Coordenação: O Grupo Africatarina existe desde 2001 como um coletivo de artistas e arte-educadores dedicados a pesquisar, ensinar, divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira em parceria com outras culturas. Deste ano até 2011, dedicou-se à educação de crianças e adolescentes através de oficinas permanentes e gratuitas de percussão, teatro, dança afro e capoeira.

  • Bia-Boa

Sinopse: Com João Vitor Mulato. Bia-Boa é um conjunto de gritos que vem das entranhas d'alma, do espelho estilhaçado de minha ânima, e desemboca no fenômeno da fala pela via da cena, a partir da história de Bia Mulato, cujos fatos remonta significativos ritos de passagem em episódios de violência, prostituição e busca por liberdade. Em meio a sua odisseia, a cabocla nordestina desencarcerou seu animal mais indomável após ter o apoio da Santa do Sertão, Maria Saldanha; sua mentora em vida. Pode-se traduzir que este ato nada mais é do que bandeira feminina fincada em solos áridos do sertão potiguar.
Horário: 19h
Local: Espaço 2 – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Duração: 60 minutos
Classificação etária: maiores de 14 anos
Coordenação: João Vítor Mulato iniciou seus estudos no campo artístico ainda em Natal/RN, sua cidade de origem, e logo ingressou no curso de licenciatura em Teatro da UFRN. No mesmo ano, enveredou para a linguagem da dança e matriculou-se na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, passando a ter aulas de dança Clássica e contemporânea, onde também foi bailarino e participou de festivais a nível nacional e internacional. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN.

> Exposição

  • Transformação Têxtil: experiências sensoriais, saberes ancestrais e visibilidades

Sinopse: De Profa. Dra. Daniela Novelli, Amanda Bittencourt e Adriana Suzena. A exposição pretende promover o contato do público com técnicas de transformações têxteis ancestrais, por meio de explicação e demonstração de processos, estilos e materiais, estimulando a visibilidade e a aproximação da comunidade com a Teciteca. Os visitantes poderão ainda conhecer amostras de estampas e técnicas variadas por meio do contato físico e sensorial com as bandeiras e as peças que serão apresentadas.
Horário: 12h às 17h
Local: Sala Básica 1 – Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Teciteca (Udesc Ceart). Daniela Novelli é doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese "A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI" (2014).

  • O corpo negro em movimento

Sinopse: Exposição de Rony Costa
Horário: 12h às 19h
Local: Hall de entrada da Udesc Ceart

> Feira

  • Feira Preta

Sinopse: Arte, Moda e Gastronomia Afro-brasileira
Horário: 12h às 17h
Local: Hall do Bloco Amarelo (BAM) – Udesc Ceart

> Espaço Criança

Sinopse: Jogos, oficinas e muita arte e criatividade para crianças de 05 a 13 anos.
Horário: 13h30 às 16h
Local: Hall de entrada do Ceart

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios

Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção do Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença da pessoa responsável. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para: ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).
Horário: 13h às 18h

> Inscrições e ingressos

● Todas as atividades são gratuitas.
● Para as oficinas, as inscrições acontecerão no local, 1h antes do início das mesmas.
● Para as apresentações artísticas em locais fechados, os ingressos serão entregues no local, 1h antes do início das mesmas.
● Para as demais atividades, não é necessária inscrição prévia.
● O Espaço Criança é destinado a crianças de 05 a 13 anos. Crianças menores devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis.

Serviço:

O QUE: Ceart Aberto à Comunidade.
QUANDO: 9 de novembro (sábado), das 11h às 20h.
ONDE: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Inscrições para oficinas e distribuição de ingressos para apresentações em locais fechados 1h antes do início de cada atividade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img