24.6 C
fpolis
quarta-feira, março 27, 2024
Cinesystem

Central de Monitoramento de Trânsito começa a funcionar nesta terça-feira

spot_img

Central de Monitoramento de Trânsito começa a funcionar nesta terça-feira

spot_imgspot_img

A primeira Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis começa a funcionar nesta terça-feira, 24, às 10h. A Central vai funcionar no primeiro andar da sede da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na rua Deodoro, no Centro da Capital.

Com a entrada da Central em operação, os semáforos já serão sincronizados em tempo real. O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 134 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.

Será da sala de monitoramento que, num domingo de sol, os semáforos podem ser programados para que o trânsito em direção às praias flua com mais rapidez e, em caso de chuva, facilite o fluxo em direção aos shoppings, por exemplo. Na sala, irá funcionar também o monitoramento da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

Entenda como irá funcionar

– A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

– Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

– Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como “telas de computador”, das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.

– Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

– Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

O que este software pode fazer

– monitora o fluxo da via;

– determina planos específicos de acionamento para horários determinados;

– estabelece pedidos de mudança de planos de via;

– como a mudança é em tempo real, o maior benefício é a fluidez no trânsito, evitando congestionamentos.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$ 5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016

Término: abril de 2016

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img