17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Centro Educacional São Gabriel será reformado e terá residências para pessoas com deficiência

spot_img

Centro Educacional São Gabriel será reformado e terá residências para pessoas com deficiência

spot_imgspot_img

O Centro Educacional São Gabriel, em São José, na Grande Florianópolis, será reformado para se adequar à proposta de residências inclusivas para pessoas com deficiência. O objetivo deste tipo de residência é proporcionar autonomia e independência para que os acolhidos possam cuidar de si próprios.

No São Gabriel, vivem jovens e adultos, com idade entre 22 e 49 anos, que apresentam deficiência intelectual moderada ou severa ou autismo. A reforma do Centro integra o Pacto pela Proteção Social, lançado nesta segunda-feira, 26, pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e que prevê aplicação de R$ 139,2 milhões em 15 ações até 2014.

Para o São Gabriel, estão previstos R$ 639 mil para a criação de quatro diferentes casas que receberão de cinco a seis acolhidos. Cada uma das casas terá dois cuidadores 24 horas.

O Centro

O Centro Educacional São Gabriel, fundado em 1987, tem como finalidade favorecer a construção progressiva da autonomia, da inclusão comunitária e do desenvolvimento para a vida diária. Do total de acolhidos, cinco trabalham e 18 participam de atividades de reabilitação, alfabetização, natação, pintura e biscuit.

A equipe é composta por nutricionista, psicólogo, pedagogo com habilitação em Educação Especial e Enfermeiro, apoio administrativo, monitores e/ou técnicos de enfermagem, além de motoristas, profissionais de cozinha e profissionais de serviços gerais.

O Centro Educacional ocupa uma área de 397,60 metros quadrados. A instituição conta ainda com refeitório, cozinha, lavanderia, depósito, sala para a gerência, sala de enfermagem e um banheiro para funcionários e um pátio externo. O São Gabriel está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img