16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Centros de Saúde abrirão neste sábado para vacinação contra poliomelite e sarampo

spot_img

Centros de Saúde abrirão neste sábado para vacinação contra poliomelite e sarampo

spot_imgspot_img

Os centros de saúde de Florianópolis estarão abertos mais uma vez neste sábado, 22, das 8h às 17h, para a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Todas a crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem ser imunizadas. A meta é atingir, até 28 de novembro, 95% do público-alvo. Durante toda a semana, os postos estarão abertos das 8 às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

A campanha de vacinação, iniciada dia 8 de novembro, teve baixa adesão da população em Florianópolis. Até agora, foram imunizadas apenas 43% das crianças contra a poliomielite e 38% contra o sarampo. Os números preocupam os profissionais da Secretaria de Saúde (SMS).

O Brasil sempre foi uma das referências mundiais na eficiência de suas campanhas de vacinação. Tanto que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) certificou o país, em 1994, como área livre do Poliovírus Selvagem (causador da poliomielite). Porém, em março de 2014, o vírus foi detectado em uma amostra de esgoto coletada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Outro fato destaca a importância desta campanha: de 2000 a 2013, o país não havia registrado novos casos autóctones de sarampo. Em 2014, porém, o vírus foi reintroduzido no Brasil, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos estados do Ceará e de Pernambuco.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img