17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cerca de 300 cirurgiões plásticos do Mercosul estão reunidos em Florianópolis

spot_img

Cerca de 300 cirurgiões plásticos do Mercosul estão reunidos em Florianópolis

spot_imgspot_img

Câncer de pele é responsável por 43% das cirurgias plásticas no Brasil

Pouco mais de quatro em cada 10 intervenções de cirurgia plástica reparadora no Brasil são para remoção do câncer de pele, desenvolvido principalmente no Verão, quando as pessoas estão sujeitas à exposição solar mais forte do ano. Portanto, todo cuidado é pouco nesta estação. O número preocupa cerca de 300 cirurgiões plásticos que estão reunidos a partir desta quinta-feira, dia 8/12, em Florianópolis, para discutir avanços na área.

Uma novidade que promete bom debate entre os participantes oriundos de cinco países do Conesul (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) é o uso de células-tronco na cirurgia plástica. No encontro mundial da área deste ano, realizado em maio na Turquia, o cirurgião francês Yves-Gerard Illouz arriscou uma previsão: no futuro, a prótese de silicone será totalmente substituída pelo uso de células-tronco.

Tem assuntos de predominância social que devem ocupar os debates, como as mais de duas mil brasileiras que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), aguardando por uma cirurgia para a reconstrução de mama.

É um número que contradiz com a situação do Brasil, que é o segundo país no mundo onde mais se realizam cirurgias plásticas, atrás apenas dos Estados Unidos. A cada hora, são realizadas 71 cirurgias plásticas por aqui. Essa contradição ocorre porque são efetuadas mais intervenções estéticas (73%) do que reparadoras (27%).

O 10º Congresso da Federação Íbero, Latinoamericana de Cirurgia Plástica (Filacp), que ocorre a cada dois anos, será realizado desta vez na Capital catarinense, no auditório do Hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

É uma realização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que desenvolve ações educativas, como campanhas para esclarecer os pacientes sobre como escolher um cirurgião, e ações sociais, como os mutirões. No dia 17 de dezembro, quinta-feira da próxima semana, por exemplo, haverá o Mutirão Nacional para a Remoção do Câncer de Pele. Entre os dias 5 e 9 de março de 2012, a SBCP estará realizando o Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária. Santa Catarina participará das duas, com cirurgias realizadas no Hospital Universitário.

PROGRAMAÇÃO
A programação completa do 10º Congresso da Filacp pode ser acessada no site da SBCP www.cirurgiaplastica.com.br. Abaixo, segue uma versão resumida dos temas que serão abordados nos painéis e em mesas-redondas.

8/12
Manhã e Tarde
Rinoplastia (plástica do nariz)
9/12
Manhã
Contorno facial, procedimentos ancilares (aplicações de toxinas e preenchimentos)
9/12
Tarde
Cirurgias reparadoras e Mal formações; Contorno facial e lipoaspiração
10/12
Manhã e tarde
Contorno corporal, contorno facial, mamoplastia, rejuvenescimento facial e fórum de intercorrências, casos complexos e soluções

SERVIÇO
O que: 10° Congresso da Filacp
Quando: 8 a 10 de dezembro de 2011
Onde: Hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional – Florianópolis
Horário: 8 às 19h30
Mais informações: Regional de Santa Catarina da SBCP, fone (48) 3721.8058 ou no e-mail regional@sbcp-sc.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img