fique por dentro de floripa

- Tecnologia - CERTI e FIESC inauguram Laboratório-fábrica de indústria 4.0

19.11.2019

CERTI e FIESC inauguram Laboratório-fábrica de indústria 4.0

19.11.2019
CERTI e FIESC inauguram Laboratório-fábrica de indústria 4.0
Foto: Divulgação

Atuação conjunta promove integração de diversos serviços no Instituto da Indústria, que terá como marco a inauguração do laboratório-fábrica para Indústria 4.0 da CERTI 

O Instituto da Indústria, implantado pela FIESC no Sapiens Parque, em Florianópolis, amplia seu escopo de atuação no apoio à inovação na indústria. O marco desta nova etapa será o dia 22 de novembro, com a inauguração do LabFaber, o laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 da CERTI, focado em soluções de transformação digital para a indústria. No ambiente, ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da CERTI) e à Produza (que também confecciona e prototipa placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).

"O Instituto da Indústria tem o objetivo central de impulsionar a competitividade do setor. Agora, através da parceria com a CERTI, ele passa a agregar instituições que possibilitam o desenvolvimento completo de produtos e processos, da ideia ao mercado", afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. A integração desse conjunto de serviços vai se refletir em resultados para o setor industrial", acrescenta.

O Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates, enfatiza que o empreendimento se caracteriza como uma plataforma de referência tecnológica para a indústria. "Estamos unindo o desenvolvimento de produtos com sistemas embarcados, processos de manufatura, experimentação, testes, prototipagem, integração, disseminação e capacitação em Indústria 4.0, trazendo riqueza social e oportunidades de novos empreendimentos de hardware e elevando a qualidade da industrial nacional", diz.

Conheça os mecanismos que formam o Instituto da Indústria:

•    Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados

Integra a rede de 26 institutos de inovação implantados em todo o país pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SENAI – incluindo os institutos de Processamento a Laser e de Sistemas de Manufatura, de Joinville-SC. Entre seus projetos em desenvolvimento está o nanossatélite, desenvolvido em parceria com a empresa Visiona.

•    Centro de Referência em Processos Produtivos da Fundação CERTI

Unidade avançada da CERTI dedicada ao desenvolvimento de sistemas de manufatura inteligentes para a Indústria 4.0, confiabilidade de produtos e processos, sistemas de garantia da qualidade e projeto de fábricas. Esta unidade é responsável pela gestão do LabFaber.

•    LabFaber

Trata-se de um upgrade do LABeléctron, implantado em 2002, pela CERTI, em Florianópolis, e está focado no desenvolvimento soluções utilizando competências-chave nos processos essenciais da Indústria 4.0: planejamento virtual da produção e custos em tempo real; sensoriamento da produção e digitalização da informação; automação inteligente de processos fabris; inteligência fabril; gestão integrada da cadeia produtiva. Conta com apoio do programa prioritário Hardware-BR do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

•    Hards

Aceleradora de startups de hardware da CERTI, resultado de spin-off da aceleradora Darwin Startups. Atualmente se posiciona como um elemento importante no ecossistema de inovação para evolução rápida de startups de hardware para transformação digital e soluções aplicadas à  Indústria 4.0.

•    Produza

Complementa a atuação prototipando e integrando placas e produtos eletrônicos dos mais variados segmentos de mercado. Além da montagem, a Produza presta serviços de administração e logística de compra e distribuição.

Programação

A programação do dia 22 prevê o Open Day, a partir das 14 horas, período em que as instalações do Instituto da Indústria estarão abertas à visitação. Às 17  horas, será realizado o ato inaugural do LabFaber, com a presença prevista do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. O Instituto da Indústria está localizado na avenida Luiz Boiteux Piazza, 574 - Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

05.12.2019

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

03.12.2019

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

03.12.2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.