27.9 C
fpolis
terça-feira, fevereiro 20, 2024

Chegou o Carnaval! Confira as dicas de saúde para curtir a festa

spot_img

Chegou o Carnaval! Confira as dicas de saúde para curtir a festa

spot_imgspot_img

Nutricionista e dermatologista da Unimed compartilham dicas para aproveitar o feriado de Carnaval sem descuidar do corpo e da saúde da pele.

Manter o corpo hidratado é importante para lubrificar nossas articulações, compor as células do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes e a regular a temperatura do organismo (próxima dos 36,5°). Segundo a nutricionista da Unimed Grande Florianópolis,  Thaisy do Livramento Vieira, durante a transpiração intensa muito comum no carnaval, perdemos líquido, por isso, é importante se hidratar a todo momento. “Além da hidratação, inclua uma alimentação leve e balanceada a base de hortaliças, grãos integrais e carnes magras”, explica a especialista, para quem sanduíche natural e salada de fruta com castanhas e grãos ajudam a manter a energia dos foliões. “Na hora de montar o prato do almoço, uma orientação é que seja composto por 25% de carboidrato (arroz integral, macarrão, quinoa, batata), 25% proteína (carnes magras, feijão, grão de bico) e 50% de hortaliças (saladas cruas, cozidas, assadas)”, diz.

Conheça seis maneiras de manter a hidratação durante o carnaval

Invista nas frutas: segundo a nutricionista, aposte nas frutas que são ricas em água como a melancia, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo. Além de hidratar, elas proporcionam uma sensação de refrescância, diminuem a temperatura do corpo, amenizam o calor e ajudam a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração.

Água de coco: tradicional e muito saborosa, a indicação é essencial para aproveitar melhor os dias de folia. Por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço, logo, vai te ajudar a aproveitar por mais tempo o carnaval.

Suco de frutas: saudável, refrescante e saboroso, você pode preparar um suco natural de frutas, congelar e levar para os blocos de rua. É nutritivo, ajuda a hidratar o corpo e acrescenta nutrientes necessários para o nosso bem-estar e para fornecer energia. Lembre-se de consumi-lo em breve, para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural.

Chá gelado: para os adeptos da bebida, além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. 

Sacolé de frutas: fácil, prático e muito saboroso, o sacolé de frutas ajuda a hidratar, refresca e ajuda a nutrir o organismo, já que mantém as propriedades das frutas intactas. 

Manere na bebida alcoólica: o álcool nos desidrata, então procure intercalar a bebida alcoólica com água, uma sugestão seria para cada drink dois copos de água. Dessa forma, você ameniza os efeitos colaterais do uso do álcool e aproveita mais a folia.   

A pele também merece cuidados

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Consequentemente, também aumenta a exposição à radiação solar e as complicações associadas a esta exposição, como queimaduras, insolação e câncer de pele. “Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado”, explica a dermatologista do Hospital Unimed, Dra. Ariel Córdova, que compartilha com você dicas para aproveitar o Carnaval e o verão sem colocar a saúde da pele em risco.

Filtro solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer ou de folia nos bloquinhos de rua.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Uma recomendação da dermatologista é aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para adaptar-se à pele e fornecer a proteção adequada. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. 

E, tão importante quanto a aplicação correta, é lembrar de reaplicar o produto a cada 2-3 horas, lembrando que em casos de transpiração excessiva ou atividades na água, esse tempo de reaplicação pode ser menor (pois o produto sai com mais facilidade). E evitar se expor entre as 10h e 16h, pois é quando a radiação é mais intensa!

Apesar destas dicas serem dedicadas a quem vai curtir o Carnaval e o verão, não custa reforçar que o uso do protetor solar também é importante para quem estiver trabalhando exposto ao sol neste período! Em Santa Catarina, sabemos da importância dos profissionais que atuam na pesca, construção civil, agricultura e no turismo!

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, no verão é importante lembrar que existem outros acessórios que complementam a proteção da pele, como chapéu, roupas de fotoproteção, guarda sol e óculos de sol! E para quem tem cicatrizes ou realizou algum procedimento na pele recentemente, os cuidados devem ser redobrados! 

Cuidados com a pele da criança

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Para qualquer idade da criança, roupas com fotoproteção, chapéus e bonés são recomendados e seguros!

E tirando o sol, o que mais cuidar?

Carnaval é certamente a época do ano onde o uso de pinturas corporais, purpurina e glitter são usados com muita frequência! E não tem problema, desde que alguns cuidados sejam seguidos:

  1. Sempre use produtos de marcas confiáveis, que tenham sido testados dermatologicamente e oftalmologicamente. Isso porque esses testes são importantes para garantir que o produto não irá causar dano à pele!
  2. Passe o protetor solar antes de aplicar as maquiagens corporais. Tanto para garantir que toda a pele estará protegida quanto para não deixar de passar com medo de borrar a maquiagem/pintura!
  3. Acabou o bloquinho? Chegou em casa? É hora de retirar todos os produtos e limpar a pele adequadamente. O uso de demaquilantes é importante nesse processo, para assegurar que todo o produto foi removido.
  4. Pele limpa? É hora de hidratar a pele! Usar um hidratante neutro é muito importante, tanto para acalmar a pele e deixá-la saudável quanto para evitar dermatites!

E a dica final: que tal aproveitar todas essas dicas para o Carnaval e verão e incorporá-las no seu dia a dia? “Hidratação do corpo e cuidados com a pele são fundamentais para o bem estar e podem ser grandes aliados para melhorar a sua qualidade de vida”, orienta a dermatologista da Unimed, Dra. Ariel. 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais