spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Cia. Defracto encena ”Circuitos Fechados” no Teatro do Colégio Menino Jesus neste sábado

VariedadesCia. Defracto encena ''Circuitos Fechados'' no Teatro do Colégio Menino Jesus neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O grupo teatral francês Companhia Defracto apresenta o espetáculo “Circuitos Fechados” neste sábado, a partir das 20h, no Teatro do Colégio Menino Jesus, no Centro de Florianópolis. O ingresso custa R$ 20 inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e assinantes do Clube do Assinante DC.

A trupe vem da França e investe no chamado “novo circo”, misturando malabarismo, expressão corporal e música. A apresentação será única e integra a programação cultural 2012 da Aliança Francesa.

O espetáculo trata de uma relação de dependência mútua, com dois personagens definidos mais em função da relação entre eles do que pela identidade de cada um. É em volta da obsessão de Gomi que se estabelece a interação entre os protagonistas. Mit entra no jogo do parceiro e procura canalizar esta neurose, aceitando fazer parte dela: em vez de tentar corrigi-lo, decide se juntar na vivência.

Eles são interpretados por um dueto de malabaristas autodidatas, Mihn Tam Kaplan e Guillaume Martinet. O primeiro trabalhou durante nove anos com a companhia sueca Cirkus Cirkör na Europa e na Ásia, o outro aprimorou sua técnica treinando no Centro de Artes do Circo em Toulouse, o Lido. Ambos têm como alvo o desenvolvimento de impressões visuais, de um grafismo abstrato com pontos e linhas formado pelas peças em movimento.

Esta concepção da técnica de malabares como uma “disciplina gráfica e rítmica” considera qualquer coisa em cena como participante da manifestação artística. Cenografia, objetos e malabaristas são colocados em um mesmo patamar na escala de criação.

O Teatro do Colégio Menino Jesus fica na Rua Esteves Júnior, 696, Centro.