fique por dentro de floripa

- Saúde - Cientista formada na UFSC cria produto que fica ativo nas mãos de 3 a 6 horas prevenindo contra a Covid-19

13.05.2020

Cientista formada na UFSC cria produto que fica ativo nas mãos de 3 a 6 horas prevenindo contra a Covid-19

13.05.2020
Cientista formada na UFSC cria produto que fica ativo nas mãos de 3 a 6 horas prevenindo contra a Covid-19
Foto: Engenheira Química formada na UFSC Fernanda Checchinato

Spray combate bactérias, fungos e vírus causadores de doenças e não agride a pele devido à ausência de álcool

Com o crescimento do contágio do novo Coronavírus, é cada vez maior a preocupação das pessoas com a higienização das mãos. Sensível a esta demanda de saúde pública, a Engenheira Química formada na UFSC Fernanda Checchinato, criou um antisséptico biocosmético em forma de spray bem mais eficaz que o álcool 70% - e que além disso não leva álcool na composição, evitando danos à pele.

O produto se destaca pela alta durabilidade, pois permanece ativo nas mãos de três a seis horas (sem lavação), eliminando os vírus e bactérias que entram em contato com a pele - diferente do álcool 70%, que evapora rapidamente e só faz efeito na hora.

O spray faz parte da inédita Linha de Antissépticos Biocosméticos GY, a primeira do Brasil sem álcool na formulação voltada para uso do público em geral (hoje existe apenas para uso hospitalar). Além do spray, a linha conta com um gel, sendo que ambos combatem com 99,9% de eficiência contra bactérias, fungos e vírus como o Coronavírus*, H1N1*, Influenza A*, entre outros*. Os dois podem ser usados por pessoas de qualquer idade, são dermatologicamente testados e possuem registro na Anvisa**.

Fórmulas são exclusivas e levam componentes eficazes

A eficácia dos produtos se deve aos potentes componentes presentes das suas composições: óleo essencial de melaleuca, clorexidina e dihidrocloreto de octenidina. As fórmulas exclusivas foram desenvolvidas por Fernanda, que é CEO e fundadora da Startup Aya-Tech (SP) e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e por Lyon, na França.

O gel e o spray não agridem a pele, ao contrário, deixam as mãos hidratadas e perfumadas, com toque aveludado. Já o álcool 70% provoca ressecamento e pode resultar em ardência e descamação. “Outra questão muito importante é a segurança, pois produtos que levam álcool são inflamáveis e sua ingestão representa risco à vida, um perigo principalmente para crianças”, afirma a pesquisadora, destacando que os dois produtos também podem ser utilizados em superfícies.

Em Santa Catarina a Linha Gy pode ser encontrada em três locais: Casa Floripa (Florianópolis), Saúde dos Pés (Joinville) e Bubble Baby (Criciúma). É possível adquirir os produtos também on line nas lojas BoironGravidicasCasa do Alérgico e Amazon.

Startup fez doações para o Asilo Irmão Joaquim

A Startup também aposta em ações sociais. Em Florianópolis, por exemplo, realizou no dia 8 de maio doação de 72 frascos do Gel GY para o Asilo Irmão Joaquim. A ideia foi garantir a higienização das mãos dos cerca de 40 idosos que vivem na instituição, e que por terem a pele mais sensível, devem usar de preferência produtos sem álcool.

Outra ação realizada pela empresa foi a doação de 1 mil unidades para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (SP) e Secretaria Municipal de Saúde, que fazem trabalhos de assistência à saúde com moradores de rua.

Devido à inovação do produto e sua relevância, a Aya-Tech foi convidada a fazer parte da campanha #StartupsVsCovid19, promovida pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A iniciativa reúne as principais soluções criadas por startups para minimizar o impacto da pandemia no país.  

Composição dos produtos - O GY Antisséptico Spray traz em sua composição óleo essencial de melaleuca, poderoso antisséptico com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes e eficiência comprovada contra bactérias e vírus; e ainda clorexidina, substância amplamente utilizada em hospitais e no meio médico. O GY Antisséptico Gel também contém as mesmas propriedades, a única diferença é que, além do óleo de melaleuca, tem como princípio ativo o dihidrocloreto de octenidina, um potente antibacteriano de amplo espectro muito utilizado em procedimentos médicos.

Obs. A Aya-Tech não realiza teste em animais.

* De acordo com literatura e artigos científicos da área médica.

**Gel GY (Processo Anvisa nº 25351134865202071, fabricação e comercialização autorizadas pela RDC 350/2020). Spray GY (Processo Anvisa nº 25351.091388/2020-42)

 

SERVIÇO

Linha GY Antisséptico – Gel e Spray

Ação: combate fungos, bactérias, vírus e demais micro-organismos, dentre eles Coronavírus, H1N1, HIV, Herpes, Citolomegavírus, Influenza A, Hepatite B, Pólio e Adenovírus

Eficácia: 99,9%

Durabilidade: até seis horas (spray)

Apresentação: Spray de 60 ml e Gel de 60mg e 100 mg

Onde comprar em SC: Casa Floripa (48 99122-8618 acasafloripa@gmail.com), Saúde dos Pés – Joinville (47 99280-6928) e Bubble Baby - Criciúma (48 9187-3008).

Lojas virtuais: BoironGravidicasCasa do Alérgico e Amazon

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Coronavírus em SC: Sistema de mapas reúne informações da pandemia nos meios rural e urbano

06.08.2020

Coronavírus em SC: Sistema de mapas reúne informações da pandemia nos meios rural e urbano

Bradesco Saúde lança Programa de Atenção Primária à Saúde em Florianópolis

05.08.2020

Bradesco Saúde lança Programa de Atenção Primária à Saúde em Florianópolis

Todos pela Saúde doa mais de 298 mil itens de proteção individual ao sistema público de saúde de Florianópolis

04.08.2020

Todos pela Saúde doa mais de 298 mil itens de proteção individual ao sistema público de saúde de Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.