19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cimed/Malwee Florianópolis é tetracampeã da Superliga Masculina de Vôlei

spot_img

Cimed/Malwee Florianópolis é tetracampeã da Superliga Masculina de Vôlei

spot_imgspot_img

CIMED/MALWEE É TETRACAMPEÃO DA SUPERLIGA MASCULINA

Pela quarta vez, time catarinense derrota uma equipe mineira na final

Na quinta final seguida em cinco anos de existência, a Cimed/Malwee (SC) sagrou-se tetracampeã da Superliga masculina de vôlei. Neste SÁBADO (01.05), a equipe catarinense venceu o Bonsucesso/Montes Claros (MG) por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 31/29), em 1h31 de jogo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e conquistou o quarto título da competição, o terceiro consecutivo. Apesar da derrota, o oposto Lorena, do time mineiro, terminou como o maior pontuador do jogo, com 15 acertos.

Com a vitória, a Cimed/Malwee iguala o recorde de quatro conquistas do Vivo/Minas (MG). Além disso, a equipe catarinense também alcança o tricampeonato consecutivo, feito que também só o time mineiro havia conquistado ao longo das 16 edições da Superliga.

“O segredo desse grupo é a cumplicidade”, definiu o técnico Marcos Pacheco após a comemoração da conquista. Para o treinador, um dos segredos do time catarinense foi a divisão de responsabilidades de cada atleta. “A Cimed não tem um grande nome que decide uma partida. Temos um grupo, homogêneo, coeso. Mais uma vez, jogamos como equipe, jogamos com o jeito Cimed de ser”, ressaltou Pacheco.

A opinião do treinador é comprovada pelos números da partida. O ponteiro Thiago Alves foi o maior pontuador da equipe, com 13 acertos. No entanto, o outro ponteiro Renato assinalou 12 pontos, seguido de perto pelo oposto Bob, com 11 acertos. Além deles, os centrais Éder e Lucão tiveram o mesmo número de pontos no total: oito cada um.

O jogo

As equipes começaram o primeiro set investindo no saque forçado. Até o primeiro tempo técnico, a Cimed/Malwee havia errado dois serviços e o Bonsucesso/Montes Claros, três. Eficiente no bloqueio desde o início, o time mineiro abriu 8/4.

A parada fe z bem à equipe catarinense, que voltou melhor no ataque e virou o jogo: 10/9. A partida ficou equilibrada até o 17º ponto, quando a Cimed/Malwee passou a impor o ritmo de jogo. A equipe de Marcos Pacheco continuou mais eficiente nas viradas de bola e aproveitou-se dos erros adversários para abrir 23/19. No fim, após desperdiçar dois set points, o time catarinense fechou a parcial em erro de saque do ponteiro Piá: 25/22.

O Bonsucesso/Montes Claros sentiu a derrota no primeiro set e demorou para se encontrar em quadra no segundo, quando viu a Cimed/Malwee abrir 5/1. O clube mineiro ensaiou uma reação e encostou em ataque do central Acácio: 7/5. O time catarinense, no entanto, continuava superior. Melhor no ataque e na defesa, a equipe chegou à segunda parada técnica com 16/14 no placar.

Mais uma vez, o número de erros fez a diferença e a Cimed/Malwee fechou a segunda parcial em 25/20. Enquanto o Bonsucesso/Montes Claros cedeu oito pontos em erros ao adversário, a equipe catarinense errou somente três vezes.

No terceiro set, o time mineiro começou na frente (3/1). Mas a Cimed/Malwee não demorou para chegar ao empate: 5/5 em ace do central Éder. A partir daí, jogo equilibrado e disputado ponto a ponto. Na segunda parada técnica obrigatória, o placar apontava 16/15 para o Bonsucesso/Montes Claros.

Enquanto o levantador Bruno, da Cimed/Malwee, investia nas bolas para os centrais Éder e Lucão, Rodriguinho, do time de Montes Claros, apostava na força do oposto Lorena, que empatou a parcial em ponto de ataque: 24/24. No final, melhor para a equipe catarinense, que fez 31/29 em dois pontos seguidos de bloqueio.

Pacheco: “Perdi noites de sono pensando no Lorena”

Marcos Pacheco disputou a décima final na história da Superliga. E pela sétima vez o treinador subiu no lugar mais alto do pódio. No entanto, desta vez, Marcos Pacheco admitiu que perdeu inúmeras noites de sono pensando em como a equipe catarinense poderia marcar o oposto Lorena, do Bonsucesso/Montes Claros.

“Montes Claros tem uma equipe muito forte, com um oposto que marca muitos pontos e que desequilibra qualquer partida. Confesso que perdi inúmeras noites de sono pensando em como a Cimed poderia marcar o jogo do Lorena. Estudamos muito o adversário. E, nessa decisão, nossa equipe foi muito obediente técnica e taticamente.
Os jogadores seguiram à risca o que combinamos”, destacou Pacheco.

Pacheco lembrou que outro ponto que favoreceu a vitória diante do estreante Bonsucesso/Montes Claros foi a equipe catarinense já ter vivido uma situação parecida com a da equipe do Norte de Minas.

“Tudo isso que o time de Montes Claros viveu nós também havíamos vivido na nossa primeira temporada, quando também chegamos à final. Sabíamos como era essa motivação e essa vontade de ser campeão logo na estreia. Por isso, estudamos muito todos os aspectos táticos e também os psicológicos”, avaliou Pacheco.

Para Pacheco, o momento agora é de comemorar. “Cada vitória tem um sabor especial. Cada final é uma final. E essa não foi diferente. O sabor da vitória é maravilhoso e diferente a cada temporada. Agora, vamos festejar”, disse.

O objetivo da Cimed/Malwee é tentar manter o grupo para a próxima temporada. “Em time que está ganhando não se mexe. Sei que será difícil continuar com o mesmo grupo por mais um temporada. Nossos atletas sofreram muito com o assédio dos outros times já no meio da fase classificatória. Queremos que todos continuem. Se não conseguirmos, tentaremos estruturar a equipe novamente”, afirmou Pacheco.

EQUIPES
CIMED/MALWEE – Bruno, Bob, Thiago Alves, Renato, Éder e Lucão. Líbero – Mário Jr.
Entraram: Ialisson e Jamelão
Técnico – Marcos Pacheco

BONSUCESSO/MONTES CLAROS – Rodriguinho, Lorena, Diogo, Piá, Acácio e Salsa. Líbero – Thiago Brendle
Entraram: Ezinho, Breno e Deivid
Técnico – Talmo de Oliveira

NÚMEROS DO JOGO
CIMED/MALWEE
Ataque – 41
Bloqueio – 10
Saque – 02
Erros do adversário – 28

BONSUCESSO/MONTES CLAROS
Ataque – 42
Bloqueio – 6
Saque – 3
Erros do adversário – 20

Fonte: Imprensa CBV

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img