Trabalhos foram avaliados entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro por uma comissão julgadora indicada pela ADVB/SC. Festa de premiação e divulgação do Top One, case de maior nota entre os vencedores acontece no dia 5 de novembro, no parque Beto Carrerro.
A ADVB/SC divulgou nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, os dez cases vencedores da premiação mais recente da entidade, o Top Turismo ADVB/SC, prêmio que tem como objetivo reconhecer, incentivar e prestigiar as melhores ações públicas e privadas que tenham contribuído para a imagem, incremento e consolidação do potencial turístico catarinense. O prêmio que foi criado, no ano de 2008, em parceria com o governo do Estado, veio para mostrar que Santa Catarina é rica, diversificada e estruturada. “Hoje, podemos afirmar que o nosso Estado é um dos destinos turísticos mais procurados e desejados do Brasil. “Devemos esse fato não somente a incontestável beleza natural que o Estado possui, mas também as iniciativas que revelam para o mundo um local repleto de atrações em todas as estações do ano”, esclarece Maria Carolina Linhares, presidente da ADVB/SC.
Em sua 3ª edição, o Top Turismo tem se destacado pela ousadia em apontar os trabalhos que tenham contribuído efetivamente para a movimentação deste importante setor da economia catarinense que é o turismo. “A premiação tem sido uma grande incentivadora para os empreendedores que, através do reconhecimento proporcionado pela ADVB/SC, tem evoluído e oferecido melhores opções para os nossos turistas”, comenta o presidente do Conselho Estadual de Turismo do Grupo Parati e Conselheiro fiscal da ADVB/SC, Aristides Niehues.
Já na opinião do vice-presidente regional Grande Florianópolis da ADVB/SC, Roberto Barreiros, a premiação é um estímulo para que jovens empreendedores apostem em ações que movimentem o turismo no Estado. Ele acredita, ainda, que o turismo gastronômico tem sido um elo muito forte entre o Estado e os turistas, pois envolve os costumes e a cultura da região. “Santa Catarina é um dos grandes exemplos de cidades com boas opções gastronômicas, além de possuir mão de obra qualificada para isso. O turismo gastronômico tem crescido muito no Estado e vem liderando como um dos melhores do país”, explica o vice-presidente regional Grande Florianópolis.
Empresas públicas e privadas, com projetos relacionados a festas; eventos esportivos, culturais e de negócios; feiras; parques; hotéis; restaurantes; cruzeiros marítimos; empreendimentos públicos; e outros tiveram seus cases avaliados entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro por uma comissão julgadora composta pelos seguintes membros: João Eduardo Amaral Moritz, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC); Fábio Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC); e Ernesto São Thiago, advogado e diretor de turismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O grupo avaliou os 40 cases inscritos na premiação, de acordo com a criatividade da iniciativa e resultados obtidos.
Dentre os inscritos, dez trabalhos foram selecionados para levar o prêmio Top Turismo ADVB/SC 2010. Um deles foi o case “Folianópolis: campanha digital”, do Grupo ALL Entretenimento que apostou no meio digital para promover o maior carnaval fora de época do sul do país. “Expandir a divulgação do Folianópolis através de mídias digitais, além de gerar um maior volume de vendas, torna-se mais eficaz pelo fato do nosso público-alvo utilizar bastante a internet”, esclarece o diretor artístico do Grupo ALL Artemio Júnior. Este já é o segundo ano que o Grupo utiliza os meios digitais para divulgar suas ações e interagir com os foliões. “Investimos bastante nas mídias sociais por acreditar que não existe melhor forma de disseminar com eficácia e rapidez as informações do evento”, conclui o diretor.
A festa de premiação do Top Turismo ADVB/SC acontece no dia 5 de novembro, no parque Beto Carrero, em Penha/SC. Data em que será divulgado o Top One, case de maior nota entre os premiados. Na mesma ocasião, o governo do Estado entrega o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo para uma personalidade, um município e um empreendimento turístico catarinense. Uma homenagem ao empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero. A entrega das premiações voltadas ao incentivo do turismo catarinense é uma parceria entre a ADVB/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina.
Vencedores do Top Turismo 2010
ABAV/SC
Case: “Projeto Turista Feliz”
A ABAV de Santa Catarina, diante da perspectiva de que as agências de turismo também devem oferecer o serviço de consultoria, lançou o projeto “Turista Feliz em Santa Catarina”, que utiliza as próprias agências como meio de levar aos turistas dicas para o sucesso de sua viagem. Através de um trabalho de conscientização ao profissional das agências, o agente é estimulado a demonstrar a sua importância como consultor e gestor do conhecimento para a segurança e o sucesso do seu cliente: o futuro Turista Feliz. A iniciativa vem para contribuir com as agências de viagens no seu trabalho de consultoria, corporificando em peças gráficas, eletrônicas e digitais as recomendações que muito poderão ajudar o turista que vem ao Estado.
BRmídia
Case: “Tourfilm Brazil”
O “Tourfilm Brazil” é um festival voltado exclusivamente para o segmento de filmes de turismo, com foco na América Latina e Caribe, mas com participantes do mundo todo. Criado no ano de 2009, o projeto tem como objetivo inserir Santa Catarina e, principalmente, Florianópolis no seleto grupo de locais do mundo que sediam festivais de filmes de turismo, criando um ponto de convergência de técnicas, experiências e pessoas deste segmento na América Latina. O “TourFilm Brazil” é um dos membros titulares do CIFFT (Comité International des Festivals du Film Touristique) e foi aceito no Comitê antes mesmo de realizar a sua primeira edição. Hoje, Santa Catarina está inserida em um seleto grupo de 14 lugares do mundo que sediam festivais internacionais de filmes de turismo, filiados ao CIFFT. O comitê recebe os filmes mais premiados em seu circuito de festivais, e escolhe um, que recebe o Grand Prix, sendo considerado o melhor filme de turismo do mundo, projetando-o imediatamente na mídia mundial.
D/Araujo
Case: “Fazendo acontecer no turismo”
A D/Araújo é uma agência catarinense especializada em turismo. Partindo de um planejamento estratégico com foco na conquista e atendimento de contas públicas e privadas associadas ao turismo em Santa Catarina, a D/Araújo tem participado, desde então, como parceira fundamental nos mais decisivos momentos de empresas e da própria atividade como um todo. Nas inundações de 2008, por exemplo, por ação espontânea da agência, foi constituída uma força tarefa que envolveu diversas classes trabalhadoras para compor uma campanha a custo irrisório para o Estado, que pudesse fazer frente à demanda de comunicar ao turista que Santa Catarina estava pronta para recebê-lo. O turismo catarinense conseguiu passar praticamente incólume ao catastrófico evento e Santa Catarina obteve um nível de visitação turística que manteve, diante das terríveis previsões de queda, o mesmo volume da temporada anterior.
Grupo ALL Entretenimento
Case: “Folianópolis: Campanha digital”
O Folianópolis é uma micareta que acontece todos os anos no mês de novembro. Em três dias de festa grandes atrações consagradas do axé como Ivete Sangalo, Asa de Águia, Banda Eva, entre outros já se apresentaram na micareta que chegou a reunir, no ano de 2009, mais de 40 mil pessoas de todo o Brasil. Uma alternativa ideal para preencher e movimentar a baixa temporada em Florianópolis. Para divulgar o evento, além das tradicionais mídias como TV, rádios, jornais e revistas, o grupo ALL entrou há dois anos com a campanha digital. O meio digital permite a interação entre os organizadores do evento e os micareteiros, além de além de ser um canal de informação, promoção e divulgação.
Lojas Havan
Case: “Natal Luz Havan. Um Show De Natal!”
Desde 1994, a Havan promove anualmente o Natal Luz Havan, evento que se consolida cada vez mais no calendário turístico do Estado. Além de presentear as cidades com shows nacionais, espetáculo de fogos de artifício e chegada triunfal do Papai Noel, a empresa também investe na decoração de sua fachada, acendendo centenas de milhares de lâmpadas (300 mil, em média, em cada loja beneficiada) que dão o contorno luminoso à arquitetura de Casa Branca estilizada. Nos últimos anos, com a expansão da rede, a Havan tem feito eventos itinerantes, para contemplar um maior número possível de cidades com o Natal Luz Havan. A Havan investe aproximadamente R$ 300 mil em cada loja onde realiza o Natal Luz, que além de ajudar a incrementar as vendas (em média 40% nesta época, em relação à média mensal anual), representa uma forma criativa de comemorar os bons resultados do ano, retribuindo aos clientes o sucesso da empresa.
Planetapéia
Case: “Planetapéia, uma declaração de amor e alegria e O Concurso de Trajes Típicos”
A Planetapéia corresponde ao conjunto de 13 brinquedos motorizados e ciclísticos mais nove bonecos de quatro metros de altura, envolvendo a participação de até 150 planetapeístas que se apresentam, há 23 anos, nos principais eventos como a Oktoberfest de Blumenau, a abertura de temporada de Balneário Camboríu e as apresentações do Natal. No entanto, a planetapéia tem percebido o distanciamento dos jovens com relação aos costumes locais, deixando cada vez mais a tradição de lado. E foi com o objetivo de incentivar os jovens a participar dessa tradição, que a Planetapéia criou um concurso unindo a cultura Européia e a criatividade dos jovens talentos dos cursos de moda, no qual os eles puderam criar novos uniformes para os participantes da Oktoberfest.
Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos
Case: “Quinta dos Ganchos”
Quinta dos Ganchos é um empreendimento imobiliário voltado ao turismo, ao lazer e à moradia de alto padrão. Frente ao turismo tradicional de sol e praia e adaptando-se às tendências da demanda atual, “Quinta dos Ganchos” optou pelo desenvolvimento de uma nova classe de turismo, o turismo ativo, centrado em novos produtos que contribuirão para a diversificação e a desestacionalização. Esporte, Lazer, Turismo, Negócios, Cultura e Saúde são os pilares em que se assenta a concepção do projeto. Visando o conforto dos moradores, visitantes e turistas, o empreendimento será dotado de completa infra-estrutura; empregará tecnologia sustentável de última geração; promoverá a valorização da biodiversidade e a conservação da fauna e da flora; além de fazer uso racional de energia e de água.
Prefeitura Municipal de Pomerode
Case: “Festival Gastronômico de Pomerode: O sabor da cultura e da tradição”
O case “Festival Gastronômico de Pomerode: O sabor da cultura e da tradição” tem como objetivo resgatar a história das cinco edições do Festival Gastronômico de Pomerode, realizados de 2005 a 2009, além de conhecer os estabelecimentos que participaram das edições e realizar uma análise do cenário, que possa auxiliar na gestão das próximas edições. O case também apresenta as duas fases do festival. De 2005 a 2007, quando era realizado nos restaurantes de Pomerode e, a partir de 2008, quando passou a ser realizado no Parque Municipal de eventos que, durante o mês de julho, se transforma em uma verdadeira vila gastronômica com diversos restaurantes, apresentações musicais e folclóricas.
Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul
Case: “A Inserção de São Francisco do Sul na Rota dos Cruzeiros Marítimos”
No início do ano de 2009, o município de São Francisco do Sul elaborou um documento que visava nortear o desenvolvimento turístico a curto, médio e longo prazo na cidade. O objetivo era atrair os cruzeiros marítimos, fazendo de São Francisco do Sul porto de escala e embarque nas próximas temporadas. Esforços que resultaram, em menos de um ano, na inclusão do destino na rota dos cruzeiros marítimos, com 37 escalas confirmadas para a temporada 2010/2011. Para isso, a prefeitura do município elaborou um material promocional bilíngue do destino, expondo as potencialidades da cidade e chegou a ser representada no principal evento de cruzeiros marítimos do mundo, a Seatrade Cruise Shipping, em Miami, quando foi possível realizar diversas articulações que acentuaram a visibilidade do destino.
Setur
Case: “Reveillon das Luzes”
No ano de 1994, a Secretaria Municipal de Turismo, como forma de combater a sazonalidade na cidade de Florianópolis, desenvolveu o projeto “Reveillon da Luzes”, no qual o município prepara um enfeite todo especial para o Natal com luzes e figuras natalinas nos postes, além de árvores de natal iluminadas nos edifícios, que também acabam fazendo parte da festa de final de ano. Em dezesseis edições, o evento vem superando as expectativas e já conseguiu antecipar e ampliar o período de alta-estação na cidade em 10 dias e conseqüentemente proporcionar a cidade um grande incremento na receita gerada com a atividade turística e com a criação de novos postos de trabalho.