19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cine concerto mescla curtas de animação e música instrumental ao vivo hoje na Célula

spot_img

Cine concerto mescla curtas de animação e música instrumental ao vivo hoje na Célula

spot_imgspot_img

O grupo francês L’Effet Vapeur apresenta em Florianópolis nesta quarta-feira, 21, a partir das 21h, na Célula ShowCase, no bairro João Paulo, um espetáculo que mescla cinema, música e teatro. Chamado de “cine concerto”, curtas de animação do estúdio Folimage são projetados enquanto a trilha sonora é tocada ao vivo – similar ao que acontecia na época do cinema mudo.

Em “Bobines Mélodies”, o público assiste ao jogo de imagens enquanto Alfred Spirili alterna os sons da bateria com os de canos e brinquedos. O toque futurista fica por conta do sintetizador de Xavier Garcia e o lirismo nas notas de Jean Paul Autin, no saxofone e na clarineta. Também faz parte do grupo Thierry Cousin, responsável pelo som.

Os curtas-metragens foram desenvolvidos pelo estúdio francês Folimage – tradicional na produção de filmes de atmosfera “mágica” há 20 anos. É responsável, por exemplo, pelos filmes “La Prophétie des Grenouilles”, “Mia le Migou” e “Une vie de chat”.

Para dar ao grupo de músicos total liberdade para criar a trilha sonora, os curtas foram desenvolvidos sem nenhum tipo de som, resgatando uma das características do cinema mudo – a independência entre a película e o áudio.

O som desse espetáculo surge de forma espontânea, reforçando o caráter lúdico e poético. Os músicos utilizam ainda recursos do teatro de animação, vinculando a manipulação de objetos e bonecos às notas musicais – é a utilização do teatro e do cinema como “cenários animados”.

Os filmes que serão exibidos são: “L´historie extraordinaire de madame euve Kecskemét”, “Ferrailles”, “Une Bonne journée”, “Sucré”, “Au bout du monde”, “Amerlock”, “La canción du microsillon”, “François Le Vaillant” e “La grande migration”.

A Célula ShowCase fica na Rodovia João Paulo, 75. Mais informações pelo telefone (48) 3222-8925.

Foto: www.incentivecultura.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img