16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cine Pitangueira exibe Tainá e Macunaíma na Lagoa da Conceição

spot_img

Cine Pitangueira exibe Tainá e Macunaíma na Lagoa da Conceição

spot_imgspot_img

O Cineclube Pitangueira exibe nesta terça-feira, às 15 horas, na sessão para crianças, o longa Tainá, da catarinense Tânia Lamarca. Na sessão noturna, às 19h, será exibido Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, baseado no livro homônimo de Mário de Andrade. O ingresso é gratuíto.

Tainá foi realizado em 2001. O filme narra as aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais.

Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas.

O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma “fuga” para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.

Macunaíma, de 1969, é um filme para o público adulto. É a história de um anti-herói, ou um herói sem nenhum caráter, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive aventuras acompanhado de seus irmãos.

Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da ,Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.


O quê: sessão Cine Pitangueira com exibição de Tainá, de Tânia Lamarca, às 15h, e Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, às 19h.
Quando: terça-feira, 5 de março.
Onde: Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Florianópolis
Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img