21.6 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Cineclube BRDE exibe obra do aclamado cineasta Akira Kurosawa

spot_img

Cineclube BRDE exibe obra do aclamado cineasta Akira Kurosawa

spot_imgspot_img

Diretor japonês opõe o selvagem e o civilizado para explorar a amizade e o respeito à natureza.

26-08-2010 – A próxima sessão do Cineclube BRDE apresenta o filme Dersu Uzala (1975), clássico do diretor japonês Akira Kurosawa. O filme é baseado no livro do pesquisador russo Vladimir Arseniev, responsável por catalogar várias espécies da flora siberiana. Em 1902, Arseniev e sua trupe seguem em expedição para fazer um levantamento topográfico da Sibéria. Em uma noite, encontram Dersu Uzala, um caçador, que os acompanha na missão. A sessão é às 19h, no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, e terá a participação do escritor Jair Francisco Hamms no debate, além do sorteio de um livro seu.

Dersu é um homem simples, que optou por viver na mata depois que sua mulher e filhos morreram de varíola. O respeito e a convivência com os animais selvagens o fizeram um homem cauteloso e exímio leitor de evidências deixadas pelo caminho – consegue prever os próximos cenários apenas observando as pegadas. Mesmo assim, os soldados de Arseniev desconfiam das habilidades de Dersu, enquanto o capitão mostra-se encantado pela sabedoria rude do camponês.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme mostra a crescente amizade de Arseniev e Dersu durante as expedições. Kurosawa, celebrado pela forma como trata temas complexos em enredos delicados, dirigiu 30 filmes ao longo dos 50 anos de carreira. Em Dersu Uzala, a força da natureza é a protagonista: é ela que une os destinos de Dersu e Arseniev, e é ela quem os mantém juntos. O camponês é o responsável pela sobrevivência do capitão na taiga (floresta típica daquela região da Ásia), o que faz Arseniev retribuir anos depois. O que se segue é a consolidação de uma amizade valiosa, apesar das dificuldades que ambos têm em se adaptar aos costumes do outro

O diretor Akira Kurosawa nasceu em 1910, e apaixonou-se por cinema ainda na infância, quando seu pai levava a família para ver filmes ocidentais. Mas antes de arriscar os primeiros roteiros, Kurosawa tentou carreira nas artes plásticas. Sob influência do irmão mais velho, que era “benshi” (um narrador de cinema japonês), voltou a prestar atenção às grandes telas, e em 1936, fez um teste para assistente de diretor. A partir disso, continuou trabalhando até 1993, cinco anos antes de sua morte. Em 1989, Akira Kurosawa recebeu o Oscar pelo conjunto de sua obra. Dentre seus principais filmes estão Ralé (1957), Kagemusha, a Sombra de um Samurai (1980) e Ran (1985).

Acontecendo Aqui – O Portal da Propaganda Catarinense – Notícias, colunas e artigos sobre Propaganda em Santa Catarina – Eventos, Agencias, Radios, Televisao, Jornal, Colunistas, empresas e negocios

Filme Dersu Uzala
Drama / URSS/Japão / 1975 / 121 min. / Colorido
Direção: Akira Kurosawa
Elenco: Maxin Munzuk / Yuri Solomin

Cineclube BRDE

Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis
Quando: 31 de agosto, terça-feira, às 19 horas
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img