15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cineclube Italiano apresenta Vittorio de Sica na Fundação Badesc

spot_img

Cineclube Italiano apresenta Vittorio de Sica na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

O Cineclube Italiano da Fundação Cultural Badesc, realizado em parceria com o Centro di Cultura Italiana, não poderia deixar de lado um dos mais importantes diretores da Itália. O Ciclo de agosto é todo dedicado às obras de Vittorio de Sica. Nascido no interior da Itália, Vittorio começou a carreira atuando nos palcos. Logo já era considerado um dos galãs do cinema italiano. Seu primeiro filme como diretor foi Rose Scarlatte (1939). “Me tornei um diretor porque precisava expressar esse meu pequeno mundo interior”, disse certa vez.

Cinco produções mais tarde, o diretor ganha o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1946 por Vítimas da Tormenta. Imprimindo seu estilo neorrealista, Vittorio não utilizava muita técnica e queria sempre cenas cruas. Seu trabalho foi reconhecido mais duas vezes pela academia americana por Ladrões de Bicicletas (1948) e O Jardim dos Finzi-Contini (1971).

Além dos filmes com os quais ganhou o Oscar, o italiano também se destacou pela direção de Umberto D. (1951), Boccaccio 70 (1962), Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Matrimônio à Italiana (1964) e Os Girassóis da Rússia (1970), que já foi exibido em maio com platéia lotada e será reapresentado.

As exibições dos filmes de Vittorio de Sica ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às terças-feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Programação:

Dia 03/08
Vítimas da Tormenta (Sciuscià)
De Vittorio De Sica, Itália, 1946, 93min. Com Franco Interlenghi, Rinaldo Smordoni e Annielo Mele.
Dois garotos pobres vivem de engraxar sapatos, cultivando o sonho de comprar um cavalo branco. Após cometer um furto, acabam presos num reformatório. É o começo de muitos problemas. O filme levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Dia 10/08
Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette)
De Vittorio De Sica, Itália, 1948, 90min. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell
Após a Segunda Guerra, a Itália está pobre e destruída. Ricci consegue um emprego de colador de cartazes, mas teria de ter uma bicicleta. Ao conseguir uma, é furtado no primeiro dia de trabalho e junto com o filho vai em busca da bicicleta roubada.

Dia 17/08
Milagre em Milão (Miracolo a Milano)
De Vittorio De Sica, Itália, 1951, 100min. Com Emma Gramatica, Brunella Bovo e Francesco Golisano.
Totó viveu em orfanato até os 18 anos. Após esta idade, ele vai morar com miseráveis em um terreno. Ao descobrirem petróleo naquela área, os moradores são ameaçados pelo proprietário. Tudo parece perdido, até que Totó começa a fazer milagres.

Dia 24/08
Matrimonio à italiana (Matrimonio all’italiana)
De Vittorio De Sica, Itália, 1964, 96min. Com Sophia Loren, Marcello Mastroianni e Aldo Puglisi.
A história de amor engraçada e comovente de Domenico e Filumena, com seus altos e baixos ao longo de 22 anos. Os encontros e desencontros entre os dois se sucedem em uma comovente comédia que é um dos maiores sucessos do cinema italiano.

Dia 31/08
Os Girassóis da Rússia (I Girasoli)
De Vittorio De Sica, Itália, 1970, 101min. Com Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Emocione-se com a história de um casal separado pela Segunda Guerra. Após anos sem notícias, ela viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando cidades e campos de girassóis. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles.

Informações pelo telefone: (48)3224-8846
Site: www.fundacaocultural.badesc.gov.br
Blog: www.fcbadesc.blogspot.com
Twitter: @FCBadesc

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img