22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Cinema, Chá e Cultura de 2010 começa nesta sexta-feira

spot_img

Cinema, Chá e Cultura de 2010 começa nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

César & Cleópatra
Bernard Shaw & Gabriel Pascal
19 de março de 2010, às 19h

César e Cleópatra (Inglaterra. 1945). Esta versão inglesa da história de um dos mais famosos casais da antiguidade foi dirigida por Gabriel Pascal a partir da peça do dramaturgo Bernard Shaw, que também participou da elaboração do roteiro. Escrita em 1898 e encenada pela primeira vez em 1907, a peça realça, na famosa história de amor, principalmente seus aspectos políticos, propiciando a reflexão sobre o momento histórico pelo qual a Inglaterra passava e as características de seu imperialismo. A adaptação para o cinema, estrelando Vivien Leigh, Claude Rains e Stewart Granger, realça, por sua vez, questões privadas, embora tenha sido feita no contexto da segunda guerra, quando desejo e poder também determinavam o curso da política.

A convidada para o primeiro Cinema, Chá e Cultura de 2010 é a Professora Bernadete Limongi. Licenciada em letras (Português, Inglês e Literaturas), graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (1985) e Pós-Doutora pela Universidade de Essex (Inglaterra). Atualmente é Professora Adjunta da UFSC, tendo-se especializado nos temas: Lispector, Woolf, sátira, utopia.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img