25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Cinema gratuito no Centro de Florianópolis nesta quarta-feira

spot_img

Cinema gratuito no Centro de Florianópolis nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

É com grande prazer que o Cineclube Ieda Beck retoma no segundo ano de atividades suas exibições, trazendo uma diversidade de filmes e debates cada vez mais pensando no eclético público catarinense.

Na próxima quarta-feira dia 10 de Março o tema é “Ilusão”, sobre o nosso famoso e misterioso primeiro longa-metragem, contando com a presença do diretor e de convidados.

A entrada é gratuita! A exibição é no Teatro Armação, na Praça XV de Novembro, 344, em Florianópolis. A sessão começa a partir das 19h.

PROGRAMAÇÃO:

“O preço da Ilusão“, 1958, 35 mm, pb.

D: Nilton Nascimento.

“O filme que ninguém viu”, 2002, 57 minutos, documentário

O preço da ilusão é fruto da iniciativa audaciosa de um grupo de jovens que ousou produzir o primeiro filme de Santa Catarina. O filme mobilizou toda a população, sensibilizou o empresariado e uniu forças políticas adversas para um único fim: levar Florianópolis às telas de cinema.

O documentário recria através de depoimentos da equipe os inúmeros casos que cercaram o filme, da produção conturbada à tentativa frustrada de se fazer uma segunda montagem, passando pela divertida noite da pré-estréia, sua breve exibição no cinema e na televisão, a repercussão e as críticas. O preço da ilusão foi um fracasso do ponto de vista cinematográfico, porém, constituiu um registro histórico de valor imensurável da história catarinense. A película retratou uma Florianópolis que não existe mais, que fora completamente transformada com a ação do tempo. Mostrou o comportamento, a maneira de falar, os costumes da sua gente. Um passado perdido. Inexplicavelmente, seus negativos e cópias desapareceram. Restaram apenas os sete minutos finais e um turbilhão de informações que se confundem entre a realidade e a ficção.

D, R: Marco Stroisch.

“Desilusão“, Brasil, 2008, 35 mm, cor, 23 min

Maninho quer montar um boi-de-mamão e Maria da Graça alimenta o sonho de ser rainha da bateria. No pequeno espaço da comunidade onde moram, suas vidas seguem caminhos paralelos que podem se cruzar a qualquer momento.

D, R: Bob Barbosa, Marco Stroisch, sobre o roteiro de O preço da ilusão. F: Marx Vamerlatti. DA: Maíra Machado. MU: Bob Barbosa, Daniela Medeiros, Diogo Medeiros. M: Marco Stroisch. E: André Pereira, Antonio Cunha, Athena Beal, Brener Melo. CP: Bob Barbosa Produções Artísticas. CI: 12 anos.


Serviço

Quando: 10/03 – Quarta-feira

Onde: Cineclube Ieda Beck, na Casa do Grupo Armação
Rua Praça XV de Novembro, 344 – Centro, Florianópolis, SC

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306

Site: www.cinematecacatarinense.org.

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Grupo de Teatro Armação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img