19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cinema Chá e Cultura retorna na próxima sexta-feira na Fundação Badesc

spot_img

Cinema Chá e Cultura retorna na próxima sexta-feira na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, de Tom Stoppard

O projeto Cinema, Chá & Cultura retorna no dia 15 de abril (sexta-feira), às 19h, com o filme Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 1990. Baseado na peça homônima, que foi a estréia do dramaturgo Tom Stoppard, em 1966, o filme é protagonizado por dois personagens secundários da tragédia de Hamlet. O sucesso da peça conduziu Stoppard ao topo da dramaturgia em língua inglesa e ainda hoje ele é um dos mais premiados e respeitados dramaturgos da atualidade. O filme é dirigido pelo próprio Stoppard e conta com a atuação de Garry Oldman, Tim Roth e Richard Dreyfuss.

O mediador convidado para esta primeira sessão do projeto em 2011 é o Prof. Dr. Daniel Serravale de Sá. Daniel é licenciado em Letras pela UFSC, MA em Studies in Fiction pela University of East Anglia , mestre em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Ph.D em Latin American Cultural Studies pela University of Manchester, com tese sobre o cinema de terror de José Mojica Marins. Entre 2007 e 2009 foi Leitor brasileiro na University of Manchester, onde lecionou língua portuguesa e cultura brasileira, e atualmente faz Pós-Doutorado na UFSC, trabalhando com a Profa. Anelise Corseuil. Nos últimos anos, Daniel tem escrito sobre o gótico e suas manifestações em diferentes contextos culturais e atua também nas áreas de teoria e crítica literária e análise de filmes.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os professores organizadores, Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Doutorando Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações

Fundação BADESC
R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846, fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis
R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696, recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img