22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Cinema Francês com filmes biográficos na Fundação Badesc

spot_img

Cinema Francês com filmes biográficos na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

No mês em que os franceses comemoram sua maior data nacional, o 14 de julho, a Fundação Cultural Badesc e Aliança Francesa de Florianópolis preparam um mês de filmes sobre grandes personalidades francesas.

A abertura é segunda-feira (05/07) com Coco antes de Chanel dirigido por Anne Fontaine. Lançado em 2009, o filme conta a história de Gabrielle “Coco” Chanel que era uma menina órfã, chegou a se apresentar em cabaré, trabalhou como uma humilde costureira até se tornar um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo. Coco considerava as convenções de sua época opressoras e preferia usar as roupas dos homens com quem se envolvia. O Ciclo de cinema francês ainda terá filmes sobre Jean de la Fontaine, Piaf e Camille Claudel.

As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às segundas feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Programação:

Dia 05/07

Coco antes de Chanel – Coco avant Chanel

Diretor: Anne Fontaine

Ano:2009

Tempo: 110min

Elenco: Audrey Tatou, Benoit Poelvoorde e Alessandro Nivola

Classificação: 14 anos
Drama biográfico mostra a história de Gabrielle “Coco” Chanel, que começou a vida como uma órfã teimosa e se transformou na lendária estilista de alta-costura. Ao longo de uma jornada extraordinária, personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo de sucesso, liberdade e estilo.

Dia 12/07

O desafio de Jean de la Fontaine – Jean de la Fontaine, le défi

Diretor: Daniel Vigne

Ano: 2006

Tempo: 100min

Elenco: Philippe Torreton e Sara Forestier

Classificação: Livre

Setembro de 1661. O jovem Louis XIV toma o poder na França. Todos os artistas tem de abandonar seus mecenas e servir o rei. Um homem se rebela contra o poder: é o poeta Jean de la Fontaine. Sem dinheiro, ele resiste, brinca, observa e escreve as Fábulas e panfletos assassinos contra o regime despótico.

Dia 19/07

Piaf – Um hino ao Amor – La Môme

Diretor: Olivier Dahan

Ano: 2007

Tempo: 140min

Elenco: Marion Cotillard, Sylvie Testud e Gérard Depardieu

Classificação: 14 anos

A desconhecida Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora. Após ser descoberta por um caça talentos, ganhou o apelido de Piaf (passarinho, em francês) e passou a cantar em cabarés bem freqüentados.

Dia 26/07

Camille Claudel – Camille Claudel

Diretor: Bruno Nuytten

Ano: 1988

Tempo: 175min

Elenco: Isabelle Adjani, Gérard Depardieu e Laurent Grévill.

Classificação: 14 anos

Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com a sua família ao tornar-se aprendiz do famoso Auguste Rodin. Quando se torna amante do mestre, cai em desgraça junto à sociedade parisiense. Roteiro baseado em obra de Reine-Marie Paris.


Informações pelo telefone: (48)3224-8846

Blog: www.fcbadesc.blogspot.com

Twitter: @FCBadesc

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img