22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Cinema Francês exibe A Trilogia das Cores na Fundação Badesc

spot_img

Cinema Francês exibe A Trilogia das Cores na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

Neste mês de setembro a Fundação Cultural Badesc em parceria com a Aliança Francesa apresentam a trilogia A Liberdade é Azul (Bleu), A Igualdade é branca (Blanc) e A Fraternidade é vermelha (Rouge).

As obras são de autoria de Krzysztof Kieślowski que no começo da década de 1990 morava em Paris e sentia-se desiludido com a política. Krzystof resolveu filmar as dores do mundo. A Trilogia das Cores, inspirada nas cores da bandeira francesa, e em seus significados, é um dos momentos mais poéticos do cinema francês da época.

A Liberdade é Azul ganhou o Leão de Ouro em Veneza como melhor filme e melhor fotografia, tendo ainda Juliette Binoche como melhor atriz. Binoche também ganhou o Cesar que também foi concedido ao filme nas categorias melhor montagem e melhor som. Para fechar, três indicações ao Globo de Ouro: Melhor filme estrangeiro, melhor música e melhor atriz.

A Igualdade é Branca deu o Urso de Prata em Berlim para Kieslowski como melhor diretor.

A Fraternidade é Vermelha ganhou Cannes como melhor filme, o Cesar por melhor trilha sonora e foi indicado ao Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro e ao Oscar como melhor direção, melhor roteiro e melhor fotografia.

As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às segundas feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Programação:

Dia 13/09

A liberdade é azul (Trois Couleurs: Bleu)

De Krzysztof Kieślowski, 1993, França, Polônia e Suíça, 100 min. 12 anos. Com Juliette Binoche e Benoit Régent.

Julie é a única sobrevivente de uma tragédia. Encontra-se na situação de ter que lidar com perdas e realizar uma tarefa que a levará a descobrir detalhes que ela desconhecia da vida do marido, além de se envolver com um outro homem, amigo do casal.

Dia 20/09

A Igualdade é branca (Trois Couleurs: Blanc)

De Krzysztof Kieślowski, 1993, França, Polônia e Suíça, 88 min. 12 anos. Com Zbigniew Zamachowski e Julie Delpy.

Karol é um emigrante polonês e acaba de se separar de sua esposa francesa. Humilhado, ele retorna a seu país, onde faz muito dinheiro e volta para se vingar de sua ex-mulher.

Dia 27/09

A Fraternidade é vermelha (Trois Couleurs: Rouge)

De Krzysztof Kieślowski, 1994, França, Polônia e Suíça, 99 min. 12 anos. Com Jean-Louis Trintignant e Juliette Binoche.

Valentine está dirigindo seu carro de volta para casa quando atropela algo em seu caminho. Ao descer do veículo, encontra uma cachorrinha ferida, com o endereço de uma pessoa que irá alterar o curso de sua vida.


Informações pelo telefone: (48)3224-8846

Site: www.fundacaocultural.badesc.gov.br

Blog: www.fcbadesc.blogspot.com

Twitter: @FCBadesc

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img