22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Cinemateca e Funcine lançam filmes, edital e projetos no aniversário de Florianópolis

spot_img

Cinemateca e Funcine lançam filmes, edital e projetos no aniversário de Florianópolis

spot_imgspot_img

Programa inclui show com músicas de Luiz Henrique no Mercado Público

A Cinemateca Catarinense e o Fundo Municipal de Cinema (Funcine), com o apoio da Fundação Franklin Cascaes, lançam filmes, o edital Prêmio Armando Carreirão 2010, o projeto Cine Maciço em parceria com o programa Cine Mais Cultura do Minc e comemoram um ano de fundação do Cineclube Ieda Beck durante as comemorações do aniversário da Capital. A maratona começa segunda-feira (22), às 19 horas, no vão do Mercado Público com o show musical e lançamento oficial do filme Luiz Henrique no Balanço do Mar, de Ieda Beck. O encerramento da programação ocorre no sábado (27), com exibição de filmes catarinenses num rancho de pescadores na praia do Campeche.

O documentário de Ieda, com 72 minutos de duração sobre o músico ilhéu, vai ter agora um lançamento como a diretora queria, com show no Mercado Público no espaço que leva o nome do músico. Ieda faleceu em 26 de março de 2008, deixando finalizado somente o filme na ilha de edição. Agora, sua filha, Fabíola Beck, prepara a finalização do projeto. Até o final do ano, será lançado o DVD legendado em inglês e espanhol, com making of, extras e fotos. O DVD será distribuído gratuitamente na rede de ensino médio e fundamental, universidades, escolas de música, museus e outras entidades culturais de Santa Catarina e do Brasil, que era um desejo da diretora.

No dia 23, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, tem exibição de quatro filmes catarinenses. No dia 24, às 19 horas, ocorre o lançamento do Edital Prêmio Armando Carreirão 2010 do Funcine e lançamento do documentário Dito Isso, de Denise Bendiner, vencedora do edital 2008. Dito Isso é um documentário que trava uma reflexão sobre obras produzidas a partir do barro pelo artista plástico Fernando Lindote. O filme apresenta entrevistas com Agnaldo Farias e com o artista, intercalada com depoimentos de críticos, teóricos, artistas e registros em fotos e vídeos da produção de Lindote. Nos mesmo dia serão exibidos outros três filmes catarinenses, dois deles realizados pelo edital do Funcine.

Na quinta-feira, dia 25, às 19 horas, ocorre o lançamento do Cine Maciço, projeto contemplado através do programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, com a parceria do Projeto Escrava Anastácia, no Mont Serrat. Durante dois anos vão ocorrer exibições de cinema às quintas feiras nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz. Após o lançamento do cineclube, haverá a exibição do documentário Maciço, de Pedro MC. O desfecho da programação ocorre no sábado, dia 27, com uma sessão de filmes catarinenses no interior de um rancho e pescadores, na praia do Campeche.

PROGRAMA
(Toda programação é gratuita)

Dia 22, segunda-feira

Espaço Luiz Henrique Rosa no vão central do Mercado Público de Florianópolis

19h, lançamento oficial do documentário Luiz Henrique no Balanço do Mar, de Ieda Beck

20h, show A Ilha canta Luiz Henrique

Músicas: Florianópolis, Alicinha, Blue island, Sonhar, Quem quiser amar alguém, Jandira, Vivo sonhando, Minha Lagoa, Hino do Avaí, Listen to me, Navega navio, Mestiço.

Banda: Julie Cristie (voz), Jorge Souza Gómez (contrabaixo e backing vocal), Luciano Py (teclados), Tiago Rodrigues (guitarras), Maximillian Tommazi (bateria), Nicholas Le Bleu (percussão)

Convidados: André Beck Rodrigues (contrabaixista, diretor da Orquestra Filarmonia de Santa Catarina), Chico Martins (Dazaranha) e Caio Cezar, Luiz Maia, Guilherme Ledoux e Ulysses Dutra (Coletivo Operante).

Dia 23, terça-feira

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho
Rua João Evangelista da Costa, 1160, Estreito

15h, exibição de filmes catarinenses

O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins (Ficção, 14min, 2006)
Quem disse que eu to indo pra casa?, direção de Marco Stroisch (Ficção/18min, 2007)
Ângelo, O Coveiro”, escrito, de Renato Turnês (Ficção, 20min, 2009)
Se eu morresse amanhã, de Ricardo Weschenfelder (Ficção, 22min, 2009)

Dia 24, quarta-feira

Casa da Memória
Padre Miguelinho, Largo da Memória, Centro.

19h, lançamento do Edital Armando Carreirão do Funcine e do documentário Dito Isso, de Denise Bendiner, realizado com recursos do edital 2008.
Exibição dos curtas catarinenses
Uma Camélia Vermelha” de Bob Barbosa (Ficção, 17min, 2009/17’/Ficção)
E.T. – Emissário Da Terra”, de Rafael Schlichting

Após a sessão show com Joel & Janete e coquetel.

Dia 25, quinta-feira

Quadra da Escola de Samba Copa Lord no Mont Serrat

19h, lançamento Cine Maciço e exibição de Maciço, de Pedro MC (Documentário, 79min, 2009)

Dia 27, sábado

Rancho dos Pescadores – Final da Avenida Pequeno Príncipe – Praia do Campeche.

19h, sessão de filmes catarinenses
Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins (Ficção, 17min, 2009)
Bruxas atacam pescador, de Érico Monteiro (Ficção, 15min, 2005)
Perto do Mar, de Zeca Pires.(Ficção, 21min)
Sereia, de Yannet Briggler (Ficção, 10min, 2009)

CONTATO

Sofia Mafalda
Presidente da Cinemateca
(48) 9125-5306, 3224-7239

Fabíola Beck
Secretária do Funcine
(48) 9922-5763, 3224-6591

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img