fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade

04.11.2019

Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade

04.11.2019
Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade
Foto: Marcio David

“Muito mais do que trabalhar o rendimento, a Prefeitura está começando a trabalhar a questão social no surfe. Neste campeonato ADS nós estamos tendo a oportunidade de trazer as nossas escolinhas, que possuem um trabalho voltado ao surfe em comunidades carentes. Para muitas crianças, uma primeira disputa em um campeonato”, diz o Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, presente no evento.

“Esse campeonato projeta o Campeche, o Sul da Ilha e Florianópolis para todo o país! É uma parceria que vai continuar, é uma parceria que da certo, que tem a cara de Floripa, que cada vez mais traz esporte, que traz a disciplina, o esforço e a dedicação de cada gurizão desses que está começando a vida. Uma oportunidade de ele poder se destacar, e que bom que seria se ele se destacar e ser um Surfista Profissional no futuro. A gente agradece ao Mineirinho, a toda a organização do evento e a todos que participaram! A cidade de Florianópolis vai ser sempre parceira do surfe aqui na cidade!”, finaliza o Prefeito admirador do surfe.

PROJETO SURF SOCIAL

Rodrigo Moreno é o Fundador do Projeto Surf Social e deu uma palavrinha para a Swell Eventos a respeito do seu projeto e da oportunidade em poder participar deste evento.

“Eu represento o Projeto Surf Social, que oferece às crianças do Morro do 25 aulas de surfe e de tudo que é envolvido com o surfe. Nós estimulamos eles com aulas de yoga, skate, surfe, jiu jitsu treinamento funcional e outras atividades. Temos uma sede na comunidade e uma base na Barra da Lagoa. Estamos com trinta crianças, para traze-las a descobrir o que Floripa pode oferecer além da realidade de onde eles vivem”, conta o Educador.

“As crianças da comunidade estão crescendo e serão os adultos do futuro. Nós queremos uma sociedade mais consciente, que saiba qual é o seu papel real na sociedade, e é isso que nós estamos estimulando nestas crianças, estar vindo aos eventos, estão conhecendo outras pessoas, novas possibilidades em que eles podem estar se envolvendo. O projeto está tendo bastante retorno em relação ao engajamento e o comportamento deles. Eles também estão influenciando outras crianças na comunidade, e até os pais deles”, segue o relato.

“Nós não temos recursos, e sim pessoas dispostas a fazer a diferença, com o apoio de doações e parceiros. Estamos trabalhando a dois anos e está dando certo, mudando a cultura da comunidade. O nosso trabalho é um dos pioneiros da cidade, e com o nosso exemplo vejo que outras comunidades estão aderindo, e isso me deixa feliz, porque a gente não consegue absorver tudo”, comenta Rodrigo.

“Participar deste evento é uma oportunidade imensa. As crianças criam expectativa de poder vir. Quando eu soube que nós poderíamos participar deste evento de maneira gratuita a gente logo entrou em contato com a Swell Eventos e já nos foram disponibilizadas as vagas. Pra nós é importantíssimo, porque as crianças podem ver a realidade do surfe, mais uma faceta do surfe, que é o surfe competição. Nesse mundo tem muita amizade, veio as famílias das crianças, tivemos até a benção de classificar um aluno para o evento principal (Alisson Araújo) e isso pra nós é um marco, os primeiros passos em uma das possibilidades de desenvolvimento que nós temos para os nossos alunos”, finaliza o criador deste maravilhoso Projeto.

DESTAQUE LOCAL

Enzo Benjamin foi um dos destaques de sábado. Foi o Campeão da categoria Sub10 do Trials Local, valendo vaga para o evento principal. O pai dele deu a seguinte declaração ainda no sábado: “Eu estou muito feliz! A ideia era o meu filho passar um bom momento, pegar experiência, brincar com os amigos, conhecer pessoas, e eu não esperava por um resultado como este aqui!”.

O surpreendente é que esta criança passou bateria entre alguns dos melhores atletas brasileiros Sub10, chegando até a semifinal. Uma experiência ímpar para esta família.

ENGAJAMENTO SOCIOAMBIENTAL

A Swell Eventos aplica um Sistema de Gestão Ambiental em seus eventos. Dentro deste Sistema, realizou uma parceria com o Açaizeiro do Delta e com a ONG Eco Local Brasil e nesta etapa.

Para compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa gerados pelo evento, o Açaizeiro do Delta doou 16 mudas de Palmeira Jussara (Euterpe edulis) para o evento. Estas mudas foram dadas ao Adriano de Souza e à Associação de Surf do Campeche para serem plantadas no bairro. Adriano adorou e disse que irá plantar em um terreno de sua propriedade, para acompanhar o crescimento delas.

O carbono presente nos gases vai sendo aprisionados na madeira das árvores à medida que elas crescem. Além do mais, estas árvores fornecerão a fruta do Açaí para os residentes do bairro. A ação faz parte do projeto do Açaizeiro, que visa fomentar o plantio desta espécie da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção, incentivando também a produção deste fruto extremamente saudável e nutritivo.

Para dar a destinação final adequada para os resíduos sólidos gerados pelo evento, a ONG Eco Local Brasil atuou na etapa. A Swell Eventos buscou o ‘Selo Aterro Zero’ e o ‘Selo Consciência Circular’ junto à ONG, duas Certificações que atestam pela boa prática dos resíduos sólidos gerados.

PARCEIROS DA 3ª ETAPA DO CIRCUITO

Apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. Patrocinado por: HD; Brazinco; Mini Kalzone; JJE Surfboards; AS Fins; Banana Wax; Lord Of The Sea. Apoiam o evento: Kbral Centro Automotivo; Studio DoZero; Floripa Surf Hostel; Casa das Pranchas; Quimikall Surf Reparos; Maremoto ART; Zeca Bar e Restaurante; Marimar Náutica; Meu Copo Eco; Eco Local Brasil; Açaizeiro do Delta; Radio Rebeldia FM.

A idealização do Circuito é do ídolo Adriano de Souza e realização fica por conta da Swell Eventos. Nesta etapa conta com o apoio da Associação de Surf do Campeche, da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da AFESC (Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina).

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

IMA divulga primeiro relatório semanal de balneabilidade da temporada 2019/2020

11.11.2019

IMA divulga primeiro relatório semanal de balneabilidade da temporada 2019/2020

Ação de empreendimento gastronômico já evitou descarte de mais de 71 mil copos de plástico no meio ambiente

08.11.2019

Ação de empreendimento gastronômico já evitou descarte de mais de 71 mil copos de plástico no meio ambiente

Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade

04.11.2019

Circuito ADS 2019 contribuindo para melhorar a sociedade

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.