spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 novembro 2024

Circuito Oceânico começa nesta quarta-feira em Jurerê

EsportesCircuito Oceânico começa nesta quarta-feira em Jurerê
spot_img

Jovens das periferias de Florianópolis se transformam em jornalistas

Projeto ministrado pela Associação Portal Catarinas e apoiado pela...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições gratuitas para Edital 2025

Quatro projetos serão selecionados para integrar o calendário expositivo...

Último Encontro de ideias de 2024 da ADVB/SC teve como convidado Décio da Silva, presidente da WEG

Evento contou com quase 400  inscritos, reunindo também representantes...
spot_img

Compartilhe

A partir dessa quarta-feira, 4, até sábado, 7, cerca de 200 velejadores disputam o 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, na raia de Jurerê – considerada a melhor do país, segundo especialistas. O evento é a principal competição de vela oceânica catarinense e nessa edição contará com cerca de 30 equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

As disputas acontecem na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, com competições nas classes BRA-RGS, ORC, C-30 e HPE25. Dentro da programação estão previstas uma regata longa e mais cinco regatas Barla-Sota.

Regata longa

A regata longa é duisputada sempre no dia com melhores condições de vento. O percurso previsto é com largada em Jurerê. De lá os veleiros seguem rumo ao Norte da Ilha, até a Ilha do Arvoredo, e depois rumam em direção ao Leste da Ilha, passando pela Ilha do Campeche (ou Ilha do Xavier). Após o contorno, os veleiros retornam a Jurerê. Por ser uma regata mais longa, a previsão de duração é de 7h a 10h.

Regatas Barla-Sota

Já as regatas Barla-Sota são mais técnicas e curtas. Ocorrem em Jurerê e de acordo com as condições de vento são alterados os locais, mas sempre em um raio próximo, que pode ser mais afastada da praia ou até mesmo próximo à Ilha do Francês. Em média, as disputas têm duração de 50 minutos a 1h15m.

Catarinenses

Em 2014, das três classes em disputa, as equipes de Santa Catarina venceram duas. O Katana foi o grande vencedor na C30, enquanto o Bruxo levou o título na RGS. Já na ORC, o Ângela Star, do Rio de Janeiro, terminou na primeira posição.