18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Círculo de Leitura da UFSC promove palestra com o escritor Deonísio da Silva nesta quinta-feira

spot_img

Círculo de Leitura da UFSC promove palestra com o escritor Deonísio da Silva nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

O professor, escritor e etimologista Deonísio da Silva é o convidado do Círculo de Leitura de Florianópolis. Ele falará sobre seu trabalho e seu vínculo com a leitura nesta quinta-feira, 25, às 19h, na sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nascido em Siderópolis, sul do Estado, fez carreira como professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e tem 34 livros publicados, entre eles clássicos como “Avante, soldados: para trás” (Siciliano, 1992), que lhe rendeu o prestigiado prêmio Casa das Américas, e “Rubem Fonseca: proibido e consagrado” (Relume Dumará, 1996). O evento de quinta-feira marca também os 10 anos do Círculo de Leitura, criado pelo poeta, professor e editor Alcides Buss.

Deonísio da Silva é membro da Academia Brasileira de Filologia, mantém uma coluna semanal sobre etimologia na revista “Caras” e um blogue (deonisio.blogspot.com.br) onde publica artigos e textos diversos. Divide o programa “Retratos do Deonísio” com Pollyanna Bretas na rádio Bandnews Fluminense FM e faz, com o jornalista Ricardo Boechet, o programa “Sem papas na língua”, na mesma emissora. É diretor-adjunto da editora da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina).

Algumas das obras do escritor e etimologista foram editadas em Portugal, na Itália, Alemanha, Suécia, Cuba e Canadá. Publicou quatro livros de literatura infanto-juvenil, oito romances, nove livros de contos e oito de ensaios. Uma de suas obras mais conhecidas é “A vida íntima das palavras” (Novo Século, 2012).

O Círculo de Leitura de Florianópolis é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros intelectuais sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Oldemar Olsen Jr., Fábio Bruggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do Círculo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img