23.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Cirurgião lança livro em Florianópolis

spot_img

Cirurgião lança livro em Florianópolis

spot_imgspot_img

Doutor em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, coordenador da residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Universitário, da UFSC, e membro titular do colégio brasileiro de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, José Nazareno Gil lança o livro Estética Facial: a cirurgia ortognática passo a passo para cirurgiões e ortodontistas, no dia 02 de setembro, às 20h, na cobertura do Hotel Majestic, na Beira Mar Norte, em Florianópolis.

O livro foi lançado nacionalmente no 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial, que aconteceu em Fortaleza/CE neste mês de agosto, para um público de aproximadamente 1.500 profissionais. O sucesso foi tão grande que os 300 livros levados para o evento se esgotaram no horário do lançamento.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Estética Facial: a cirurgia ortognática passo a passo para cirurgiões e ortodontistas
Quando: dia 02 de setembro, às 20h
Onde: na cobertura do Hotel Majestic, na Beira Mar Norte, em Florianópolis/SC

Cirurgia ortognática, você sabe o que é isto?

Sabe aquelas pessoas que possuem o queixo muito para a frente? E aquelas que simplesmente não possuem queixo ou que o lábio superior não encosta no inferior naturalmente, somente forçado? Estes são problemas muito fáceis de se encontrar e que a odontologia chama de “desarmonias esqueléticas severas”, ou simplesmente de “alterações no relacionamento das partes esqueléticas do complexo dentofacial”. Nos últimos 40 anos estes problemas vêm sendo tratados através da ortodontia, ou seja, com a colocação de aparelhos corretivos nos dentes.

Apesar dos avanços tecnológicos e refinamento de técnicas permitirem que os ortodontistas executassem tratamentos de forma mais eficiente e racionalizada, a complexidade da maioria dos casos não permitia que o lado estético ficasse em harmonia com o funcional. “Foi exatamente para obter um resultado funcional e estético de qualidade que alguns estudiosos da odontologia desenvolveram técnicas cirúrgicas chamadas de cirurgias ortognáticas”, explica o Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, José Nazareno Gil. “Essas técnicas cirúrgicas em parceria com o tratamento ortodôntico proporcionam uma maior perfeição nos resultados finais”, continua o especialista. “Cada uma delas têm suas limitações. Por isso, quando aliadas, são complementares”, finaliza.

A importância do assunto é constatada por pacientes que sofrem dos males causados por uma má posição dentária. “Os problemas vão desde dores de cabeça constantes, até a dificuldade em falar, mastigar e na deglutição”, explica Nazareno Gil.

O corriqueiro sorriso gengival, por exemplo, não é só um problema estético. É funcional também. “Como a pessoa tem uma mordida errada ela pode ter todos os problemas citados acima”, continua.

É importante citar que muitas das deformidades faciais podem ser detectadas e tratadas precocemente, quando ainda criança. “A ortodontia pode evitar a deformidade e melhorar o prognóstico do tratamento futuro”, informa o especialista. “Por isso a importância dos pais ficarem atentos e procurarem especialistas cedo”, finaliza.

Santa Catarina – A base biológica da Cirurgia Ortognática data o ano de 1976. Mas apenas há 20 anos ela é praticada em Santa Catarina. Ainda mais aliada ao tratamento ortodôntico. “Hoje a preocupação de um especialista neste tipo de cirurgia não é mais só no osso e sim a repercussão no movimento ósseo na face e no trabalho estético do tratamento”, avalia Nazareno. Até dez anos atrás os profissionais que queriam obter a especialização em cirurgia ortognática tinham que ir para os Estados Unidos. Hoje já existe uma especialização na UFSC que estuda o ramo desta cirurgia específica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img