23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Clean Up Floripa 2010: Mutirão de coleta de lixo na Lagoa da Conceição

spot_img

Clean Up Floripa 2010: Mutirão de coleta de lixo na Lagoa da Conceição

spot_imgspot_img

Ação para preservar e conscientizar acontece no dia 04 de dezembro.

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de dar o destino certo ao lixo e conscientizar a população a não jogar lixo no meio ambiente, o Instituto Lagoa Social, em parceria com o Instituto Voluntários em Ação, promoverá o Clean Up Floripa. Para a realização do evento em Florianópolis foi escolhida uma região que merece atenção especial no que diz respeito à preservação.

O mutirão ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2010 (sábado) na Lagoa da Conceição. Quem quiser participar deve chegar às 8h na Praça Bento Silvério, no centrinho da Lagoa. Mas antes é importante cadastrar-se para receber informações, e também garantir o certificado de participação personalizado do evento.

O Clean Up Floripa foi realizado pela primeira vez em 2009 pelo Instituto Lagoa Social e foi uma versão do Clean Up The World, maior mutirão de limpeza e de educação ambiental do mundo, apoiado pela ONU há 18 anos. Devido ao sucesso da edição anterior este ano o evento contará novamente com o aval da ONU, através do INEP, órgão responsável pela proteção ao meio ambiente. E também fará parte do encontro nacional do UNV – Programa de Voluntariado da ONU.

O Instituto Lagoa Social, organizador do evento, destaca que não é preciso contribuir com nada, além da vontade de ajudar. Os voluntários receberão sacolas biodegradáveis e luvas e para coletar os materiais.

O evento será adiado apenas em caso de chuva torrencial. “Se na hora do evento estiver caindo uma chuvinha fraca, a limpeza vai acontecer normalmente”, avisa Edmilson Carlos Pereira Junior, presidente do Instituto. “É importante dizer que quanto mais pessoas participarem melhor. Quem puder ajudar, aproveite para convidar amigos e parentes. É só com a união que poderemos mudar os maus hábitos da população e cuidar do nosso meio ambiente”.

Ao contrário do que se pensa, não é apenas o lixo reciclável que toma conta das praias e lagoas, prejudicando os animais marinhos e o próprio ser humano. O microlixo, que inclui bitucas (pontas) de cigarro, tampinhas de garrafas, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos, entre outros materiais, representa quase 40% de todo o lixo deixado na praia. Por ser de pequena proporção, acaba desaparecendo na areia, mas seus danos são enormes. As conseqüências, que são de médio e longo prazo, vão desde o aumento de incidências de doenças de pele e verminoses, até a alteração das cadeias alimentares dos habitantes do ambiente marinho. Este tipo de lixo quase não aparece, mas é altamente nocivo. Os animais confundem estes pequenos resíduos com comida, engolem e acabam morrendo.

Participe!!

Data: 04 de dezembro (sábado).
Horário: das 8h às 12h.
Local de encontro: Praça Bento Silvério, no centrinho da Lagoa.
Para se cadastrar acesse o link:
http://www.voluntariosonline.org.br/oportunidade/12346-clean-up—floripa-2010

Mais informações:
Ligue para (48) 3028-3859 ou escreva para contato@lagoasocial.org.br

Coordenação:
Instituto Lagoa Social.

Apoio:
Instituto Voluntários em Ação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img