Colégio Elisa Andreoli completa 50 anos e recebe homenagem na Assembleia

EducaçãoColégio Elisa Andreoli completa 50 anos e recebe homenagem na Assembleia

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Compartilhe

Considerado referência na educação, o Colégio Elisa Andreoli, de São José, na Grande Florianópolis, completou no domingo, 15, cinquenta anos de fundação. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa realizou na noite desta segunda-feira, 16, uma sessão especial, proposta e presidida pela deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). Diretoras, ex-diretoras, educadores, alunos e pais participaram da solenidade.

Dirce afirmou que o colégio é referência em educação para todo o estado. Para ela, a sessão especial é o reconhecimento aos desafios e às dificuldades enfrentadas pelas irmãs responsáveis pelo Elisa Andreoli na consolidação de uma escola importante para a Grande Florianópolis.

Compromisso

A diretora-geral do colégio, irmã Maria Carmen Andrioni, afirmou que a comemoração dos 50 anos celebra, também, o compromisso assumido pela fundadora da congregação responsável pela escola – Elisa Andreoli – na formação de cidadãos críticos e solidários, dentro dos valores cristãos.

“Esses 50 anos requerem que reafirmemos o compromisso com a educação com a consciência crítica, com base na cultura cristã, na educação conscientizadora, que mostra a realidade e busca transformá-la, com sensibilidade diante da exclusão social, e da importância do amor ao próximo”, disse irmã Maria Carmen.

Já a diretora-pedagógica do Elisa Andreoli, Zoraia Jerônimo Rabelo da Silveira, ressaltou que as homenagens, ao mesmo tempo em que são bem-vindas, aumentam a responsabilidade e o compromisso do colégio com a educação conscientizadora. “O segredo do sucesso desses 50 anos estão na solidez da instituição, no comprometimento e entrega de nossos educadores e na confiança depositada pelas famílias.”

Saiba mais

O Colégio Elisa Andreoli é uma instituição de ensino particular que pertence à Congregação das Servias de Maria Reparadoras. Em 18 de fevereiro de 1965, três irmãs da congregação – as missionárias  Flávia Andreatta, Sandra Bozzo e Francisca Marcom – chegaram ao bairro Barreiros, em São José, para dar início ao colégio. As aulas começaram oficialmente em 15 de março do mesmo ano, para 90 alunos do jardim de infância e classe de alfabetização.

Inicialmente, o colégio recebeu o nome de Stella Maris, porém teve seu nome alterado para Elisa Andreoli, em homenagem à fundadora da congregação. Atualmente, a escola conta com 1,9 mil alunos e 140 educadores e atua desde o ensino infantil até o ensino médio.