22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Com a chegada do frio, estoques de sangue diminuem 30% em Santa Catarina

spot_img

Com a chegada do frio, estoques de sangue diminuem 30% em Santa Catarina

spot_imgspot_img

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Santa Catarina, com a chegada do frio, as doações caem cerca de 30% em relação aos outros meses. No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes sejam doadores.

“Nosso Estado é um dos poucos que está na média recomendada. Mesmo assim, os estoques de tipagem negativa ainda são baixos e até faltantes, por isso é preciso promover a conscientização para que a doação de sangue se torne um hábito na vida das pessoas”, destaca o médico Carlos Porsch, diretor técnico da Qualirede, empresa líder em gestão de planos de saúde no Brasil.

A empresa firmou parceria com o Hemosc e entre os dias 14 e 17 de junho vai disponibilizar transporte para seus colaboradores e demais doadores do edifício Hantei Office Building, com o objetivo de ampliar o estoque do Hemosc. “As vagas são limitadas e quem desejar participar, pode agendar seu horário enviando e-mail para o comunica@qualirede.com.br  ou ligar no 3229.5801. O candidato à doação ou doador receberá um folder contendo as orientações necessárias para a doação", explica o médico.

Porsch destaca que os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, além de estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. “Precisamos desmistificar algumas questões que impedem as pessoas de doar. Um exemplo é a quantidade de sangue retirado. São 450 ml, através de uma agulha, essa quantidade não ultrapassa de 10% do volume do corpo, ou seja, não vai prejudicar o doador”, afirma Porsch.

Em 2015, segundo o Hemosc, 130.515 pessoas realizaram doação. O órgão enfatiza que os tipos sanguíneos mais faltantes são "O" e "A" negativos.

Para doar é preciso:

·       Ter idade entre 16 e 69 anos completos (jovens de 16 ou 17 anos podem doar desde que acompanhados por responsável legal). O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

·       Peso superior a 50 kg;

·       Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc;

·       Boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo.

Não pode doar sangue se:

·       Fez cirurgia recentemente (inclusive implante);

·       Estiver de jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;

·       Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;

·       Fez endoscopia nos últimos 6 meses;

·       Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;

·       Estiver grávida ou amamentando;

·       Ter sido exposto a uma situação de risco para transmissão de doenças infecciosas, por via sexual ou pelo uso de drogas;

·       Não tiver dormido, pelo menos, 6 horas, na noite anterior à doação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img