20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Com drama familiar e cultura peruana, Retablo estreia no Paradigma Cine Arte

spot_img

Com drama familiar e cultura peruana, Retablo estreia no Paradigma Cine Arte

spot_imgspot_img

A programação também traz os filmes O Farol, indicado ao Oscar por melhor fotografia, Papicha e A Revolução em Paris

Mostrando a relação entre um pai artesão e seu filho de 14 anos, Retablo entra na programação semanal do Paradigma Cine Arte, que vai de 16 a 22 de janeiro, na sessão das 21h10. Dirigido pelo estreante Álvaro Delgado-Aparicio, ele concorre na categoria Roteirista, Diretor ou Produtor Revelação do British Academy Film Awards (BAFTA), considerado o Oscar britânico.

A trama acompanha Segundo, um garoto de 14 anos que se prepara para seguir os passos do pai como artesão de retábulos, tradicionais caixas decorativas com pinturas e bonecos que compõem cenas religiosas, históricas ou familiares. Grande admirador do pai, a relação muda quando o filho descobre um segredo que quebra a imagem criada em torno da figura paterna. Essa descoberta traz à tona o conservadorismo e religiosidade extrema de onde vivem.

Outros filmes na programação

Papicha, de Mounia Meddour, às 14h30 com exibição exclusiva do Paradigma

A trama ambientada na Argélia do final dos anos 90, em meio a uma guerra, acompanha a jovem universitária Nedjma (Lyna Khoudri), apaixonada por moda e que luta contra a opressão do governo sobre as mulheres.

O Farol, de Robert Eggers, às 16h40 com exibição exclusiva do Paradigma

Indicado à categoria de Melhor Fotografia no Oscar e premiado no Festival de Cannes, O Farol tem a história ambientada em um farol de uma ilha isolada na Inglaterra, no fim do século XIX, e narra a convivência entre o veterano faroleiro Thomas Wake (Willem Dafoe) e o novato Ephraim Winslow (Robert Pattinson). Isolados depois de uma tempestade, eles têm que lidar com as suas diferenças e com a perturbadora solidão que ameaça a sanidade.

A Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, às 18h50 com exibição exclusiva do Paradigma

Tendo como cenário a Revolução Francesa, a trama cruza os destinos de homens e mulheres comuns com figuras históricas. Em 1789, o povo se rebela contra o rei Luís XVI e os privilégios e luxos da nobreza e monarquia, enquanto o resto da população vive em condições precárias. Com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, a monarquia é derrubada para o nascimento da república.

Ópera na tela

No domingo, dia 19, será realizada a primeira sessão de Ópera na Tela, às 10h30. Cada domingo terá a exibição de um espetáculo diferente, o primeiro é Rigoletto, do compositor italiano Giuseppe Verdi. A montagem atual do espetáculo tem direção de Philipp Stölzl e Enrique Mazzola como maestro.

A ópera em três atos acompanha o bobo da corte do duque de Mântua, Rigoletto, que é odiado por todos, especialmente pelo conde Ceprano, cuja esposa o duque deseja. Amaldiçoado pelo conde Monterone, Rigoletto tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo duque disfarçado. Caindo numa cilada, ele contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o duque, e cai em desespero.

Desconto e Cartão Fidelidade

Toda segunda-feira as sessões do Paradigma Cine Arte tem ingressos pela metade do preço: R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia. Nos domingos, o estacionamento no Corporate Park é gratuito. Além disso, em comemoração aos seus 10 anos, o Paradigma lança a nova edição do cartão fidelidade, em que a cada quatro sessões assistidas, a quinta é gratuita. O cartão pode ser retirado na bilheteria.

Mais informações no InstagramFacebook e em paradigmacinearte.com

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img