16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Com entrada gratuita, mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” chega a Florianópolis

spot_img

Com entrada gratuita, mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” chega a Florianópolis

spot_imgspot_img

De 25 a 27 de junho, Florianópolis recebe a mostra de filmes “Olhares sobre o Refúgio”, com exibições gratuitas em celebração ao Dia Mundial do Refugiado 2018. Entre os títulos estão “Exodus, de onde eu vim não existe mais” e “Era o Hotel Cambridge”, produções nacionais que retratam a situação do refúgio no Brasil e no mundo. O evento acontece no Cinema do CIC. 

A principal atração da mostra é o documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, selecionado para o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", de 2018. Intenso e surpreendente, o filme traz à tona a pior crise migratória na história da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial: o conflito na Síria – e a busca por reconstruírem suas vidas em um dos maiores campos de refugiados do mundo, na Jordânia.

O documentário é uma coprodução internacional GRIFA FILMES e NÓS, com Gebrueder Beetz Filmproduktion, Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil e os canais ZDF /Arte, da Alemanha. A direção é de Paschoal Samora.

Outro documentário coproduzido por Brasil-Alemanha que integra a programação é “Exodus, de onde eu vim não existe mais”, que traz a realidade de países como Sudão do Sul, Mianmar, Argélia e Togo, e conta com a narração de Wagner Moura. O curta-metragem "Abrigo" aborda o cotidiano de venezuelanos que tentam recomeçar a vida em um abrigo na periferia de Boa Vista, capital de Roraima. Já a produção “Era o Hotel Cambridge” retrata a realidade da luta de refugiados e brasileiros por moradia na capital paulista.

As exibições acontecem no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis, às 20h. Após as sessões, haverá debate com pesquisadores, imigrantes e representantes de entidades de apoio a população migrante e refugiada em Santa Catarina. 

O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, realiza essa mostra em parceria com o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis (GAIRF) e a Fundação Catarinense de Cultura.

A Mostra “Olhares sobre o Refúgio” também acontece em Curitiba, Porto Alegre, Boa Vista, Manaus, Brasília e Rio de Janeiro. A programação faz parte de uma agenda mais ampla em celebração ao Dia Mundial do Refugiado no Brasil, que está disponível em: http://www.acnur.org.br/diadorefugiado

Sobre o Dia Mundial do Refugiado – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado do dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

Serviço:

Florianópolis
Data: 25 a 27 de junho de 2018 
Horário: 20h
Local: Cinema CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600
Entrada franca
Link do evento: https://bit.ly/2ycYdlu

25/6 às 20h – "Exodus, de onde eu vim não existe mais" (direção: Hank Levine) Trailer:  https://bit.ly/2LQKfb2
26/6 às 20h – "Era o Hotel Cambridge" (direção: Eliane Caffé) 

Trailer: https://bit.ly/2LSUziz

27/6 às 20h – "Abrigo" (direção: Sansara Buriti) e "Zaatari – Memórias do Labirinto" (direção: Paschoal Samora)

Trailer: https://bit.ly/2taTQla

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img