18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

51ª Convenção Nacional Lojista foi um sucesso

spot_img

51ª Convenção Nacional Lojista foi um sucesso

spot_imgspot_img

Encontro debateu situação econômica do varejo, liderança, qualificação e motivação para empreendedores

Capital nacional do varejo durante quatro dias, Florianópolis reuniu um público recorde para a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que encerrou nesta quarta-feira (29) com a participação de mais de 5 mil pessoas de todos os estados da Federação. “A Convenção fortaleceu o movimento lojista, nossos pleitos e também o principal produto, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)”, definiu Roque Pellizzaro Junior, presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Desde domingo, o maior evento lojista do país discutiu qualificação, gerenciamento de equipes e liderança, apresentou cases de sucesso e realizou eventos paralelos setoriais, com empresários do setor de videolocadoras, mulheres e jovens empreendedores. O maestro João Carlos Martins encerrou a Convenção motivando os participantes a nunca desistirem de seus objetivos: “temos que correr e correr atrás de nossos sonhos, pois um dia eles serão realizados”. Além dele, um time de ponta – James Hunter, Jim Cunningham, Angela Hirata e Eduardo Gianetti – movimentou o palco principal do Centrosul.

Conjuntura – A preocupação o futuro do varejo nacional permeou os debates e palestras ao longo da Convenção Nacional. “O modelo do varejo brasileiro, baseado nas micro e pequenas empresas corre um sério risco com o regime de substituição tributária que está em vigor. Ele tira toda a competitividade que os pequenos empreendedores conseguiram com a Lei Geral das MPEs, mas Santa Catarina deu um exemplo de que é possível, com engajamento e a força do movimento lojista, reverter este problema”, lembrou Pellizzaro.

A vitória da Federação das CDLs de Santa Catarina, que reduziu em 70% a margem de valor agregado do ICMS para os microempresários, será apresentado nacionalmente como exemplo a ser seguido. “Foram anos de luta e de discussão com empresários e a Fazenda estadual. Na Convenção, conseguimos mostrar aos companheiros lojistas de todo o país que somos fortes. Contudo, vamos continuar lutando por mudanças nas legislações tributária e trabalhista”, atestou Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC.

Fortaleza (CE) é o destino da Convenção Nacional de 2011. Segundo Freitas Neto, presidente da Federação das CDLs, o desafio após o sucesso em Florianópolis é ainda maior. “Queremos trazer 6 mil convencionais no ano que vem. A partida foi acima das expectativas, saímos de Santa Catarina com 3,1 mil inscritos”, comemora.

FOTO: Carlos Pereira/PalavraCom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img