fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Combate à Dengue: IMA recolhe mais de mil pneus na Grande Florianópolis

26.03.2021

Combate à Dengue: IMA recolhe mais de mil pneus na Grande Florianópolis

26.03.2021
Combate à Dengue: IMA recolhe mais de mil pneus na Grande Florianópolis
Foto: DIvulgação

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou mais uma ação do Programa Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto de resíduos sólidos. Na quarta-feira, 24 de março, nos municípios de Angelina e Anitápolis, foram recolhidos 1.479 pneus.

Além de garantir a preservação ambiental, a iniciativa busca proteger a saúde de toda a população. Considerando o atual cenário epidemiológico em que Santa Catarina e o país se encontram, a correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

A ação do Instituto visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta do material a fim de contribuir para a diminuição de pessoas infectadas, o que é fundamental, especialmente neste período de pandemia. A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito.

Os pneus foram recolhidos pela Entidade Gestora RECICLANIP para destinação final ambientalmente correta. A ação teve a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e das Prefeituras de Angelina e Anitápolis. Este foi o primeiro recolhimento em 2021, mas soma-se a outras coletas efetuadas no ano passado. Com isso foram encaminhados cerca de 4.200 pneus.

 

Programa Penso, Logo Destino

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Comunicado IMA e FLORAM sobre a situação da Lagoa da Conceição

08.04.2021

Comunicado IMA e FLORAM sobre a situação da Lagoa da Conceição

Minhoca na Cabeça abre 400 novas vagas para adoção de minhocários

06.04.2021

Minhoca na Cabeça abre 400 novas vagas para adoção de minhocários

Projeto Arboriza Floripa é iniciado na região continental da cidade

05.04.2021

Projeto Arboriza Floripa é iniciado na região continental da cidade

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.