20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Começa amanhã o FAM 25 anos

spot_img

Começa amanhã o FAM 25 anos

spot_imgspot_img

Festival exibe 50 produções, de 12 países, e terá diversas atividades on-line

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2021, um dos mais antigos do país, e com edições contínuas por um quarto de século, começa nesta quinta, 23, e segue até o dia 29. A programação gratuita apresenta 50 filmes de 12 países, e 36 atividades, entre palestras, debates e a quinta edição do evento de mercado audiovisual, o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM.

As atividades são totalmente on-line, pelo segundo ano, com transmissões ao vivo a partir do estúdio montado no Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Os filmes serão exibidos na plataforma de streaming https://play.innsaei.tv/, as palestras poderão ser acompanhadas pelo canal do Youtube e no Facebook do festival e todos os dias haverá lives pelo Instagram.

Serão oito mostras competitivas (Curtas, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Longas Documentário, Longas Ficção, Rally Universitário, Videocilpes e Work in Progress) e duas convidadas, Animação e um longa documentário convidado. Os filmes ficam 24 horas no ar, com um público de 300 pessoas por sessão, e podem ser assistidos em todos os países da América do Sul.

Todos os dias haverá uma live ào meio-dia no Instagram, destacando a programação do dia e com a participação de convidados. Nos dias seguintes às exibições de filmes, os realizadores participam de um debate às 19 horas, pelo Youtube.

A programação inclui ainda o encontro “Rally Universitário: coprodução de raiz” com estudantes da América Latina que participaram nas edições anteriores, produzindo um curta-metragem em 100 horas durante o festival. A mediação de Alejandro Fuentes (Fenavid), no domingo, às 17h.

Por fim, a Maratona FAM 2021 é uma oportunidade para ver ou rever um filme, e inicia dia 29, às 18h. Os filmes que não tiveram 300 acessos voltam ao ar por 24 horas na Innsaei.tv.

A cerimônia de encerramento do FAM 2021 e entrega do Troféu Panvision aos filmes vencedores, na quarta, 29, 20 horas, será novamente ao vivo do estúdio do IFSC.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

Primeiro dia

A programação do primeiro dia abre com uma live no Instagram @famdetodos ao meio-dia.

abertura oficial, direto do estúdio no IFSC, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Festival, inicia às 17 horas, com a participação do diretor-geral do festival, Antonio Celso dos Santos, do produtor Tiago Santos, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC Anacleto Angelo Ortigara e apresentação de Alissa Azambuja, seguida de uma conversa sobre o tema desta edição, Reflexão, com uma das principais produtoras do cinema brasileiro, Assunção Hernandes, da Raiz Distribuidora Audiovisual, com mais de 40 filmes na carreira, entre eles A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, e o ator argentino Jorge Román, que já esteve presente em diversos momentos no FAM, o último com o filme paraguaio Matar a un Muerto, exibido na edição de 2020.

A partir das 18 horas abrem as mostras Animação, Videoclipes e Curtas, seguidsa da estreia do filme catarinense convidado Quem Precisa de Identidade?, de Kátia Klock e Márcia Navai, que fala sobre racismo sofrido no Brasil por imigrantes e afrodescentes, e o primeiro filme da Mostra Longas, a ficção Matar a Pinochet, de Juan Ignacio Sabatini, que estreia no país, sobre um epísódio real de tentativa de assassinato do ditador chileno por um grupo de jovens que representavam a resistência contra as atrocidades do regime militar.

ECM+LAB 2021

O 5º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, com 30 Players, já acontece desde agosto, com o Laboratório de Projetos, em que participaram 12 projetos de longas-metragens e séries, com a consultoria de 12 profissionais do mercado internacional. Este ano o ECM+LAB recebeu 190 inscrições de 15 países. Foram selecionados 81 projetos na Modalidade Biblioteca, 31 projetos para a Modalidade Negocial + LAB.

Participam como Players este ano os seguintes agentes de vendas, canais, produtores e distribuidores: 30 Players fazem parte do ECM+LAB. Boccato Produções, Boulevard Filmes, Canal Brasil, CINeBRASilTV, Cruz del Sur, Diamond Films, Enquadramento Produções, Galeria Distribuidora, Globoplay, Habanero, Morethan Films, Murillo Cine, NDTV, O2 Play, Ocean Films, Panda Filmes, Preciosa Media, Prime Box Brazil, Promovere, Star+ (Disney), Telecine, Under the Milky Way, VIS (responsável pelo desenvolvimento e produção de todos os canais da Viacom Nickelodeon, MTV, Paramount+, Comedy Central, Nick JR e Telefe), Vitrine Filmes e WarnerMedia.

E também com os Mercados parceiros e players: Buenos Aires Festival Internacional de Cinema – BAFICI, Bolivia Lab, Entrefronteras, Salão de Produtores e Projetos Cinematográficos – SAPCINE, SANFIC Indústria.

A abertura do evento será, na sexta, 24, às 10h, com a participação da presidente executiva da APRO, Marianna Souza, e o presidente da BRAVI e conselheiro do ECM, Mauro Garcia, seguida da Palestra Objetiva Empreendedorismo em Foco, com Ricardo Tiezzi, sobre Roteiro e novas narrativas digitais.

Também na sexta,, 17h, haverá o Painel “Animação” com Paulo Munhoz (Tecnokena), Gabriel Garcia e Pato Escala (Los Amigos), com mediação de Aline Belli (Belli Studios).

Na segunda-feira (27), às 17h o Painel tem como tema “Venha filmar em Santa Catarina”, com Cesar Carvalho (Plataforma SC Film Commission), Aline Belli (presidente Santacine), Vini de Lucca (Floripa Film Commission), representante da Santur, com mediação de João Roni (Ocean Films).

Na terça-feira (28), 9h30, a Palestra Objetiva Empreendedorismo em Foco vai tratar sobre Legislação VOD, com Débora Ivanov. Em seguida, 11h30, o Painel Streaming 01 será com Fabricio Proti (vice-presidente sênior de Ad Sales para AVOD & Pay TV na América Latina da ViacomCBS), Gustavo Castro (chefe de Conteúdo Telefónica Hispan), Mireia Ramon (gerente de Desenvolvimento de Negócios LatAm – Telefónica Hispan) e representante da Globoplay.

À tarde, 17h, o Painel “Streaming 02”, será com Deydrid Kaefer (Box Brazil Play), Juliana Brito (Belas Artes À La Carte) e Yenny Alexandra Chaverra Gallego (coordenadora Retina Latina).

Na quarta (29), às 10h, o “Painel Film Commission – Film Friendly – Green Film” tem como convidados Daniel Celli (consultor), Ana Aizenberg (Film Commission Argentina/ INCAA), Luz Molina (area de Projetos de Promálaga – Espanha) e representante do Show Me the Fund – Fundos Verdes.

O ECM+LAB 2021 é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio LatAm Cinema, Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Brazilian Content, Projeto Paradiso, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, Santacine, Floripa Film Commission, e faz parte do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2021.

Foto: VIDEOCLIPE-Tirem as Cercas – Regiane Araújo Part. Núbia e Débora Melo

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img