A segunda edição dos (A) Gentes do Riso, da Traço Cia de Teatro, já começou em Florianópolis. Com intervenções programadas até dezembro, a trupe de palhaços visita as crianças e adolescentes internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, todas as segundas-feiras e, ocasionalmente, às quartas-feiras, das 13h30 às 16h30.
Inspirado no programa Doutores da Alegria, o projeto nasceu em 2010 e, após muita preparação e ensaio, os dez integrantes do (A) Gentes do Riso – quatro da Traço e seis convidados – foram instrumentalizados para as intervenções hospitalares. Essa preparação é o grande diferencial do grupo e, por isso, não é um trabalho voluntário.
Cada saída é composta por seis palhaços organizados em três duplas. As intervenções são baseadas no próprio cotidiano hospitalar. As intervenções só acontecem com a aceitação dos próprios pacientes.
Além das intervenções, nessa 2ª edição os artistas também aprimoram a técnica da palhaçaria. O treinamento conta com aulas de canto da musicista Ive Luna e orientações pedagógicas do ator Esio Magalhães – um dos precursores na utilização da técnica do palhaço em ambientes hospitalares no Brasil.
Mais informações no site www.osagentesdoriso.blogspot.com.br.
Foto: Cristiano Prim