23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Comissão da Udesc para implantação do curso de Engenharia do Petróleo se reúne em Florianópolis

spot_img

Comissão da Udesc para implantação do curso de Engenharia do Petróleo se reúne em Florianópolis

spot_imgspot_img

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), a primeira reunião de trabalho da comissão para o desenvolvimento da criação do curso de Engenharia do Petróleo, que será oferecido pelo Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi), nova unidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será implantado no próximo semestre, em Balneário Camboriú.

Estavam presentes na reunião o reitor em exercício da Udesc, Antônio Heronaldo de Sousa; a diretora do Cesfi, a professora Maria Ester Menegasso e os professores Dieter Neermann, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville; Valter Becegato, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages; Diogo Siebert do Centro de Educação, do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul e Rogério Simões, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), de Ibirama.

Segundo a diretora do Cesfi, Maria Ester Menegasso, essa primeira reunião objetivou o início da implantação do novo curso da Udesc de Engenharia do Petróleo. Durante o encontro, foi discutido entre os membros alguns itens iniciais como o perfil profissional para os estudantes, os objetivos do curso, a proposta pedagógica e a estrutura curricular. Além disso, foi estabelecida uma agenda de tarefas para a continuidade da elaboração do processo da criação do curso.

Para o reitor em exercício da Udesc, Antônio Heronaldo de Sousa, o início desse trabalho é o cumprimento de um dever que a universidade tem diante à sociedade catarinense, já que no final do ano passado o Governo do Estado de Santa Catarina aumentou de 2,05% para 2,10% o percentual do repasse líquido do orçamento estadual para a Udesc, objetivando a criação do novo Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi).

O novo Centro

O Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi) foi criado em 20 de maio de 2010, por meio do Decreto nº 3.276 assinado pelo governador do Estado e será instalado em uma área de 6 mil m² (20 terrenos), no Loteamento Primavera, no bairro Nova Esperança, doados pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú para a Udesc.

A primeira etapa da obra prevê a construção do prédio em uma área de 3.842 m². O primeiro curso, de Engenharia do Petróleo, foi escolhido a partir de uma comissão designada para estudar e propor o vocacionamento do Cesfi desde julho de 2010. No final de 2010 (dia 18 de dezembro), o ex-governador Leonel Pavan e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, lançaram a pedra fundamental das futuras instalações do novo Centro.

Por Jornalista: Thiago Augusto

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img